3ª dose da vacina contra Covid-19 será agendada pelo VacinaPira a partir da próxima semana

13 de outubro de 2021 • Felipe Poleti

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a aplicação da 3ª dose (dose adicional) da vacina contra Covid-19 em pessoas com 60 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas nas UBSs e CRABs, a partir da próxima semana, será por meio de agendamento no site VacinaPira. A ação é necessária para que não ocorra sobra de doses do imunizante e também visa diminuir o tempo de espera nas unidades de saúde. A abertura de agenda no VacinaPira será divulgada com antecedência pelo site e redes sociais da Prefeitura.

De acordo com o Departamento da Atenção Básica, até sexta-feira, 15/10, haverá aplicação da 3ª dose nas unidades de UBSs e CRABs apenas para as pessoas que já fizeram o agendamento no local. As unidades entrarão em contato com os pacientes que tiveram o agendamento da 3ª dose para depois do dia 15/10 orientando que deverão reagendar pelo site VacinaPira. Para os pacientes que ainda não fizeram o agendamento da 3ª dose na unidade, a orientação é que aguardem a liberação do sistema para que façam o agendamento de forma online no VacinaPira.

“Estamos em uma nova etapa da campanha e passamos por uma fase de adaptação. Trabalhamos para encontrar a melhor forma de atender a população. Por isso pedimos a colaboração de todos. Aqueles que já fizeram o agendamento na UBS e no CRAB para aplicação até dia 15 devem ir e tomar a 3ª dose. Já aqueles que têm o agendamento depois desse dia deverão reagendar pelo site VacinaPira. Garantimos que haverá vacina para todos”, enfatiza o secretário de Saúde, Filemon Silvano.

Já podem receber a 3ª dose (dose adicional) pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a 2ª dose ou dose única há, pelo menos, seis meses e pessoas com alto grau de imunossupressão que receberam a 2ª dose ou dose única há, pelo menos 28 dias.

USF – As pessoas que pertencem às Unidades de Saúde da Família (USFs) não deverão fazer o agendamento pelo site VacinaPira, uma vez que as USFs continuarão a convocar os pacientes pertencentes aos seus territórios para aplicação da 3ª dose na unidade. Confira no link quais são as USFs do município: http://saude.piracicaba.sp.gov.br/atencao-basica/psf/.

PROFISSIONAIS DA SAÚDE – A aplicação da 3ª dose (dose adicional) em profissionais da saúde que receberam a 2ª dose ou dose única há, pelo menos, seis meses continua nesta semana. Esse público deve procurar o Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas, das 14h30 às 16h, amanhã, quinta-feira, 14/10; e sexta-feira, 15/10, e não precisa fazer agendamento.