3ª dose: VacinaPira libera novas vagas para agendamento

26 de outubro de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Andressa Mota/CCS

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que já estão disponíveis novas vagas no site VacinaPira para agendamento da 3ª dose (dose adicional). Podem agendar as pessoas com 60 anos ou mais que receberam a 2ª dose ou dose única há, pelo menos, seis meses, e as pessoas com alto grau de imunossupressão que receberam a 2ª dose ou dose única há, pelo menos, 28 dias.

O agendamento deve ser feito por meio do site VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro/blk_inicial/) apenas pelas pessoas que pertencem aos CRABs (Centros de Referência da Atenção Básica) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Ao acessar o VacinaPira, a pessoa deve escolher a opção “Para agendar a 3ª dose clique AQUI”, em seguida digitar o CPF, escolher qual dose vai tomar e o local da aplicação.

USF – As pessoas que pertencem às Unidades de Saúde da Família (USFs) não deverão fazer o agendamento pelo site VacinaPira, uma vez que as USFs continuarão a convocar os pacientes pertencentes aos seus territórios para aplicação da 3ª dose na unidade. Confira no link quais são as USFs do município: http://saude.piracicaba.sp.gov.br/atencao-basica/psf/.

DOCUMENTOS – Para receber a 3ª dose (dose adicional), as pessoas com 60 anos ou mais devem apresentar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência em Piracicaba e comprovante de vacinação com a 2ª dose ou dose única. Já as pessoas com alto grau de imunossupressão devem apresentar, além desses documentos já citados, documento que comprove o estado de saúde.

De acordo com Informe Técnico do PEI (Programa Estadual de Imunização), considera-se pessoas com alto grau de imunossupressão indivíduos que possuam:

I – Imunodeficiência primária grave

II – Quimioterapia para câncer

III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids

V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias

VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune

VII- Autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias

VIII – Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)

IX – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas