85 profissionais da saúde participam de curso sobre emergências cardiovasculares

4 de dezembro de 2012 •

A Secretaria Municipal de Saúde concluiu neste fim de semana (1 e 2 de dezembro) as atividades do curso sobre o atendimento das urgências e emergências cardiovasculares:“Advanced Cardiac Life Support”, para médicos e enfermeiros que trabalham nas Unidades de Pronto Atendimento Médico (UPA) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A capacitação, que foi realizada em três turmas nos meses de setembro, novembro e dezembro e com carga horária de 16 horas, contou com a participação de 85 profissionais da rede municipal de saúde. Foram investidos R$ 76.495,00 para o treinamento que foi ministrado pelo instituto Terzius/Reanimar, credenciado pela American Heart Association(AHA) e também responsável pela emissão da carteira oficial aos alunos aprovados no curso.

O diretor clínico do SAMU, Deives Dias de Oliveira, reforçou que diversas medidas vem sendo implementadas no sentido de melhorar a qualidade da assistência prestada aos pacientes nos atendimentos realizados pelas unidades de urgência e emergência, por isso a capacitação traz benefícios imediatos no manejo dos pacientes.

As doenças do aparelho circulatório são responsáveis por mais de 320 mil óbitos por ano, de acordo com dados do DATASUS de 2009, e vem apresentando um crescimento acelerado, principalmente nos centros urbanos de médio e grande porte.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 35% do total dos óbitos decorrem de problemas do coração e 60% das vítimas de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) morrem nas primeiras horas, após o inicio dos sintomas.

Fernando Cárdenas, secretário municipal de Saúde, destaca que pelos dados apresentados acima fica evidente a importância de qualificação dos serviços de urgência e emergência do município já que os mesmos estão na linha de frente nesse tipo de atendimento e que o conteúdo do curso encontra-se dentro dos critérios já adotados nos países desenvolvidos.