Agentes de saúde de mais três USFs recebem tablets

7 de janeiro de 2020 • Leandro Bollis

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de mais três USFs (Santa Rosa I, Parque Orlanda e Santana) receberam nesta segunda-feira (06/01) tablets que permitirá um trabalho mais efetivo no registro de informações de saúde das famílias visitadas em cada área de abrangência. Desde o final de novembro, os agentes de saúde estão recebendo os equipamentos.

No total, são 300 tablets ao todo, adquiridos com recursos da Universidade Anhembi Morumbi – decorrente da parceira com a prefeitura para a instalação de uma unidade de ensino em Piracicaba –, que serão distribuídos gradativamente a todas as 52 Unidades de Saúde da Família (USF).

A expectativa do setor de informática da Secretaria de Saúde é entregar novos tablets nas próximas semanas atendendo assim os 273 Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Os tablets potencializam o serviço de cada agente, com informações mais precisas para o sistema, sem perda de dados e retrabalho, uma vez que serão incorporados ao prontuário eletrônico de cada paciente via bluetooth. Antes, esse processo era manual, com risco de equívocos na digitalização para a plataforma virtual. Toda a saúde ganha com esse avanço tecnológico”, explicou o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello.

Pedro Mello destacou também que os tablets contribuem imensamente no recadastramento das famílias para atender as mudança metodológicas de territorialização estabelecida pelo Ministério de Saúde e garantir assim os repasses de recursos federais ao município. “Esse trabalho fica facilitado e com garantia de precisão no banco de dados”, disse.