Aldogoal recebe arrastão contra dengue deste sábado (14)

13 de setembro de 2013 • Coordenação DAF

O arrastão contra a dengue, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, chega ao Algodoal neste sábado (14). Com oito ações realizadas, incluindo nos PSF (Programa Saúde da Família), foram recolhidas 112 toneladas de materiais inservíveis, tais como latas, garrafas, pneus, vidros, vasos sanitários, sofás, carcaças de móveis, pias, baldes, materiais recicláveis em geral, vasos e pratos de plástico, lonas e tambores.

Os moradores locais são informados, por meio de folhetos e carro de som, para colocar na calçada os materiais. Além dos profissionais da Saúde, participam do evento a Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), Semob (Secretaria Municipal de Obras) e Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto).

Os bairros já atendidos pelos arrastões são:
30 toneladas – Bosques do Lenheiro e Jardim Gilda.
25 toneladas – Jd. Javary 1, 2 e 3, Pq. Monte Rey 2, Boa Esperança, Jd. Campos Elíseos, Jd. Maria Claudia Jd. Das Asatúrias e Jd. Sônia.
28 toneladas – Jd. Dos Manacás, Jd. São Luís, Pq. Bela Vista, Nossa Senhora das Graças, Humberto Venturini, Jd. Maria Helena, Jd. Três Marias, Pq. Orlanda 1, 2 e 3.

Os agentes dos PSF (Programa Saúde da Família) também estão percorrendo os bairros de abrangência, sempre às segundas-feiras. No dia 23 de setembro a varredura será feita para unidade Paineiras. Na segunda seguinte (30), será o PSF São José. Os cinco arrastões realizados pelos PSF recolheram 29 toneladas:
3 toneladas – Jardim Bartira
6 toneladas – Cecap e Eldorado
2 toneladas – Itapuã 1 e 2
8 toneladas – Jaraguá 1 e 2
10 toneladas – Jardim Oriente

Ao todo, a Secretaria de Saúde irá promover 40 eventos até o início de janeito. Além dos 18 arrastões programados para os sábados, os profissionais das unidades do PSF (Programa Saúde da Família) estão fazendo eventos menores às segundas-feiras. De acordo com o secretário da Saúde, Pedro Mello, o cronograma de arrastões foi antecipado em 70 dias. “Em 2012 iniciamos os arrastões em outubro. Antecipamos essa data com o objetivo de intensificar a remoção dos criadouros do mosquito transmissor da doença. Além disso, a Secretaria promove de forma inédita uma ação conjunta das unidades do PSF, que fazem arrastões também em suas áreas de atuação e orientam a população sobre a importância da eliminação dos criadouros para a redução dos casos de dengue em nosso município”, disse Mello.

“O combate à dengue é um dever de todos e não apenas do prefeito, secretário e profissionais da Saúde. A população tem que entender que precisa fazer a sua parte e que a eliminação dos criadouros do mosquito é o melhor caminho para colaborar para reduzir a incidência da doença em nossa cidade”, completou.

Imobiliárias
Na terça-feira (17), as secretarias de Saúde e Governo irão promover um encontro com representantes de imobiliárias do município. O objetivo é alertar sobre os procedimentos que serão adotados pelo Executivo com relação aos imóveis fechados que estão sob a responsabilidade das empresas.

Segundo a Secretaria de Saúde, um dos maiores entraves para o combate à dengue no município é o alto índice de imóveis fechados encontrados pelos agentes da Pasta durante o trabalho de eliminação dos criadouros. O encontro será realizado a partir das 18h, no anfiteatro do Centro Cívico.