Arrastão da Dengue estará em dois bairros amanhã, sábado, 17/09

16 de setembro de 2022 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS

Amanhã, sábado, 17/09, as equipes do Arrastão da Dengue vão percorrer a região do Bairro Verde e Higienópolis das 8h às 14h, com concentração na sede da Associação dos Funcionários Públicos, na rua José Vicente Pedreira. A ação é realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya e febre amarela urbana.

No último sábado, 10/09, o Arrastão da Dengue esteve na região do distrito de Tupi e bairros Jardim Bartira e Jardim Peória onde foram recolhidos 5,12 toneladas de inservíveis. “Para esta nova ação, pedimos para que os moradores deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores”, explicou Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCA.

CONFIRMAÇÕES – De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1º/01 a 16/09 de 2022, foram 6.851 notificações de dengue, com 1.450 casos positivos e um óbito pela doença. No mesmo período de 2021 foram 13.599 notificações, com 5.319 confirmações e um óbito.

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:

– Eliminar os focos de água parada;

– Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda do vaso;

– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

– Limpar sempre as calhas dos canos;

– Não jogar lixo em terrenos baldios;

– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

– Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;

– Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;

– Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;

– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;

– Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com uma unidade de saúde mais próxima de sua residência e jamais utilizar medicação por conta própria.