Arrastão da Dengue recolhe 5,89ton de inservíveis na região do Cecap

9 de novembro de 2022 • Felipe Poleti

Texto: Felipe Poleti/CCS Foto: Divulgação/PMCA

No último sábado, 05/11, as equipes do Arrastão da Dengue estiveram nos bairros Cecap, Eldorado e Terra Rica onde recolheram 5,89 toneladas de inservíveis. A ação é realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

Conforme explica o coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, no próximo sábado, 12/11, não haverá arrastão. “Estamos reorganizando as equipes para ampliar o trabalho de combate à dengue na cidade, em várias frentes, por isso, neste fim de semana não realizaremos o arrastão”, destacou.

Desta forma, a próxima ação das equipes do PMCA acontece em 19/11, das 8h às 14h, nos bairros Jardim Gilda e Bosques do Lenheiro. O ponto de encontro será a Escola Estadual Dom Aniger F.M. Melillo, que fica na rua Pau Brasil. A orientação é para que os moradores deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores.

De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1/01 a 08/11 de 2022 foram 7.767 notificações de dengue, com 1.437 casos positivos e um óbito pela doença. No mesmo período de 2021 foram 13.919 notificações, com 5.340 confirmações e um óbito.

Arrastão da Dengue esteve na região do Cecap no último sábado, 05/11

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:

– Eliminar os focos de água parada;

– Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda do vaso;

– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

– Limpar sempre as calhas dos canos;

– Não jogar lixo em terrenos baldios;

– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

– Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;

– Não deixar acumular água em pneus;

– Furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água;

– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;

– Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.