Arrastão da Dengue recolheu 3,52 toneladas de inservíveis em três bairros

6 de junho de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto e foto: CCS

As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) recolheram 3,52 toneladas de inservíveis no Arrastão da Dengue realizado no último sábado, 03/06, nos bairros São Jorge, Santo Antônio e Jardim Paineiras. O objetivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. O PMCA é ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde.

No próximo sábado, 10/06, o Arrastão da Dengue vai passar pela região do Vila Cristina, nos bairros Jardim Monte Cristo, Tatuapé, Jardim Ibirapuera, Santo Antônio e Jardim Camargo, das 8h às 14h, com ponto de encontro no Centro Comunitário, próximo a UPA Vila Cristina.

A orientação do coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, é para que os moradores deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores.

De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1/01 a 06/06 de 2023 foram registrados 2.549 casos positivos e dois óbitos por dengue. No mesmo período de 2022, foram 1.311 casos e um óbito; em 2021, foram 5.067 casos e nenhum óbito.

O coordenador do PMCA explica que o pico de incidência da doença na cidade já aconteceu e a tendência para as próximas semanas é a diminuição dos casos. “O período mais crítico terminou em maio. Neste momento, com o clima mais seco e frio, o número de casos tende a diminuir já que o mosquito procria menos e de forma mais lenta. Agora é o momento de intensificar as ações como já estamos fazendo com os arrastões, por exemplo”, enfatizou Tom.

No próximo sábado, 10/06, Arrastão da Dengue vai passar por cinco bairros da região do Vila Cristina

PREVENÇÃO O enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva. As principais medidas de prevenção são: deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja mais bem ajustado ao vaso; descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura. O PMCA atende pelo telefone 3427-3351 e também pelo SIP 156.