SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Arrastão e Mutirões da Dengue recolheram 8,83 toneladas de inservíveis

16 de janeiro de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS Fotos: Divulgação/PMCA

No sábado, 14/01, foram recolhidas 8,83 toneladas de inservíveis pelas equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, nas ações do Mutirão e Arrastão da Dengue que percorreram três regiões da cidade. O objetivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

De acordo com o coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, as atividades passaram pelo bairro algodoal, onde o Arrastão da Dengue recolheu 7,35 toneladas de inservíveis das 8h às 14h. Já no Mutirão, foram visitadas 2.058 residências, sendo 42 delas notificadas por terem algum tipo de possível criadouro para o mosquito Aedes. Ainda nesta ação foi recolhida 1,48 ton de inservíveis, das 8h às 13h.

Também no sábado, das 8h30 às 10h30, equipe do PMCA realizou ações de conscientização da população e no comércio da avenida Rio das Pedras, na região do Piracicamirim.

Arrastão e Mutirão da Dengue passaram pelas ruas do bairro Algodoal no último sábado, 14/01

BALANÇO – De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1 a 13/01 de 2023 foram registradas 55 notificações para a dengue com seis casos positivos e nenhum óbito. No mesmo período de 2022, foram 330 notificações, três casos confirmados e nenhum óbito.

PREVENÇÃO O enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva. As principais medidas de prevenção são: deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja mais bem ajustado ao vaso; descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura. O PMCA atende pelos telefones 3427-2400 ou 3427-3351 e também pelo SIP 156.

‹ voltar