Associação Ilumina anuncia recurso de R$ 27,5 mi para Hospital do Câncer de Piracicaba

1 de novembro de 2017 • Coordenação DAF

Em coletiva de imprensa, realizada nesta manhã (01/11), na Estação da Paulista, a presidente da Associação Ilumina, Adriana Brasil, anunciou a liberação de R$ 27,5 milhões, confirmada ontem pelo Ministério do Trabalho de Campinas, para a construção do Hospital do Câncer de Piracicaba. Esta será a sétima unidade do gênero no Brasil, nos moldes do Hospital do Câncer de Barretos, a ser implantada no bairro Pompéia, próximo da Unimep e do Hospital Regional, em terreno de 10 mil metros quadrados, doado pela prefeitura de Piracicaba. O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, e o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, estavam presentes, bem como o deputado estadual, Roberto Morais, os vereadores Gilmar Rotta e Pedro Kawai.

De acordo com Adriana Brasil, a previsão é de 18 meses para a conclusão da obra, com 3 mil metros quadrados construídos, e instalação de equipamentos. O recurso deve ser suficiente também para a aquisição de uma unidade móvel (carreta) equipada para aproximar os serviços que serão oferecidos pelo hospital da população. O Hospital terá capacidade para realizar 20 mil mamografias por ano; 16.300 papanicolau; 10.370 consultas especializadas; 75 mil atendimentos; 15 mil consultas de teledermatologia; 3.000 cirurgias ambulatoriais e 61.183 procedimentos especializados. O valor estimado para custeio anual é de R$ 2,5 milhões. O recurso anunciado é oriundo de multa aplicada pelo Ministério Público à empresa Shell, de Paulínia.

“Estamos muito contentes. Esperamos muito por esse dia. Porque este é um sonho que dura quase 10 anos”, disse Adriana Brasil, pontuando que tudo começou em 2008, quando a Ilumina firmou parceria com o Hospital de Barretos e iniciou sua trajetória de evolução na prestação de serviços relacionados ao diagnóstico de câncer, na profissionalização da equipe e no fortalecimento de um conceito de gestão. Para a presidente da entidade, a notícia chega exatamente na 10ª edição da Campanha Ilumina de Prevenção ao Câncer. “Portanto, esta será a última edição anual que realizamos, porque iniciaremos uma nova fase em que a prevenção será feita todos os dias”, enfatizou.

O prefeito Barjas Negri recordou que em meados de 2016 pode colaborar efetivamente com o projeto, viabilizando a doação do terreno. “Tivemos o apoio do Poder Legislativo e conseguimos concluir a doação de forma rápida. O tereno se encontra em uma região muito bem localizada estrategicamente”. Disse ainda que, vencida a primeira batalha, que foi a conquista do recurso para a construção e a instalação dos equipamentos, chega a segunda, que vai exigir de todos arregaçar as mangas. “Porque a segunda etapa, da construção propriamente dita, também não é nada fácil. Por isso colocaremos a prefeitura à disposição caso precisem de nossa ajuda. Como todo projeto público, há uma série de etapas burocráticas a serem seguidas e precisam estar rigorosamente dentro dos parâmetros legais estabelecidos. Para encurtar essa burocracia, o que depender do Executivo, vamos fazer as análises e aprovar os projetos o mais rápido possível”.

Barjas Negri destacou também que a tendência é o hospital do câncer ter uma ação regional. “Não é possível um hospital em cada cidade da região e o Ilumina será uma referência Regional. Esse é o nosso entendimento. Tanto é que o terreno é grande, prevendo a possibilidade de ampliação”. Nessa linha, ele observou que será possível conseguir recursos do Ministério da Saúde para o custeio. O prefeito observou ainda que a cidade tem uma rede de Atenção Básica excelente, mas que existe ainda muita dependência do setor hospitalar. “Para reduzirmos essa dependência, temos de fortalecer a prevenção. Nesse sentido, a Ilumina vem a somar esforços com o poder público”.

O secretário de Saúde, Pedro Mello, destacou o potencial da cidade para se tornar um centro de referência em saúde. “A cada dia se consolida nosso potencial técnico e a chegada do hospital do câncer nos deixa muito felizes”. Ele destacou a visão de estadista de Barjas Negri. “Essa visão de futuro, de pensar a cidade para 20, 30 anos, é o diferencial de um estadista. Por isso a rapidez com que tudo aconteceu. O prefeito viu a grande oportunidade que estava em sua frente, apostou, porque seu olhar está no futuro”. Enfatizou a importância do setor público e sua relação com a secretaria de Saúde. “Venho do setor privado e a cada dia me apaixono mais pelo setor público, porque sua missão é cuidar da população carente. E o hospital que estamos vendo nascer agora vem para desafogar os nossos hospitais em relação aos procedimentos mais simples. Esses procedimentos de baixa complexidade serão direcionados ao hospital do câncer”.

Roberto Morais e Gilmar Rotta destacaram a importância do Legislativo para que um projeto dessa envergadura saia do papel, como aconteceu, e se colocaram à disposição para continuarem apoiando as iniciativas da Ilumina. Morais disse também que o governador Geraldo Alckmin comentou recentemente que o horizonte da economia brasileira começa a se desanuviar. “Isso é um sinal de que dias melhores virão, com o aquecimento econômico, o que significa a possibilidade de mais recursos para projetos de interesse social”, concluiu.