SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Atenção Básica inicia ações de prevenção ao câncer no Outubro Rosa

1 de outubro de 2018 • Romualdo Filho
Todas as unidades de saúde da Atenção Básica estão realizando, desde esta segunda-feira, 01/10, atividades referentes à prevenção de câncer de mama e colo de útero. A estratégia integra a Campanha Nacional de Prevenção Outubro Rosa e visa ampliar as agendas de exames diagnósticos, como papanicolaou, autoexame de mama e mamografia, além de ações complementares de conscientização sobre o problema, como palestras, roda de conversa, caminhadas, atividades de beleza, café da manhã comunitário e sorteio de brindes. (Veja agenda de papanicolaou abaixo).

A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o cânceres femininos, promover a conscientização sobre as doenças, proporcionar maior acesso aos serviços preventivos, de diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade. “O câncer é uma doença que acomete de 20% a 25% da população. No entanto, com o diagnóstico precoce do câncer de mama, as chances de cura são elevadas, chegando a 95%. No caso do câncer de colo de útero, chegam a 100%. Por isso a importância dessas ações para que a população se sensibilize e procure as unidades de saúde”, explicou o secretário de Saúde dr. Pedro Mello.

Para a coordenadora de enfermagem da Atenção Básica, Tatiana Bonini, as ações realizadas nos territórios buscam aproximar a comunidade local e fortalecer o relacionamento com as unidades de saúde, o que possibilita um trabalho mais intenso de conscientização e prevenção dos cânceres que acometem as mulheres, com a participação de toda a equipe. “Ano a ano nossa rede tem tido um olhar especial para o tema, com envolvimento de todos os profissionais da saúde, que se empenham para aprimorar cada atividade, com resultados surpreendentes”, disse ela.

A coordenadora ressalta a parceria com a Associação Viva a Vida Mulheres Mastectomizadas “Wilma Godoy de Almeida” (Rua José Pinto de Almeida, 824 – Alto), que acolhe mulheres com diagnóstico de câncer de mama, oferta serviços de nutrição, fisioterapia, doação de perucas e lenços e dividem a vivência frente às dificuldades encontradas. Profissionais da Rede de Atenção Básica visitarão a associação nos dias 3, 4 e 5 de outubro para conhecer e encaminhar mulheres ao serviço. Nos dias 19 e 20, a entidade ofertará cerca de 500 exames de mamografia e papanicolaou, das 8h às 17 horas, de acordo com critérios clínicos.

A partir de quinta-feira, 04 de outubro, a unidade móvel da Associação Ilumina também começa suas atividades em Piracicaba. A previsão é realizar 500 exames de mama ao longo do mês. A carreta ficará instalada ao lado de onde está sendo construído o Hospital de Amor, no bairro Cecap. Serão atendidas pacientes previamente cadastradas para o exame na rede pública do município, com idade entre 50 e 69 anos.

O secretário destacou que a chegada da Carreta do Hospital de Amor, da Associação Ilumina, traz um reforço expressivo para a cidade, uma vez que amplia o acesso aos exames e aborda a questão de forma mais intensa, por se tratar de sua especialidade. “Com a carreta do Ilumina vamos intensificar as campanhas preventivas inclusive fora da agenda do Outubro Rosa, permitindo que essa campanha se estenda para o ano todo”, enfatizou.

‹ voltar