SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Atenção Básica oferece serviços para quem quer parar de fumar

23 de junho de 2020 • Romualdo Filho

Mesmo durante o período de pandemia do coronavírus, unidades de saúde do Departamento de Atenção Básica (DAB) estão dando prosseguimento ao Programa Antitabagismo. Dra. Anay Ferrer, coordenadora médica da rede de atenção primária, afirma que parar de fumar é uma escolha importante na prevenção contra a Covid-19.

Pelo menos 11 Unidades da Saúde da Família (USF) oferecem o serviço do programa. As USFs Primeiro de Maio, Astúrias, Boa Esperança II, Campestre, Cecap, Chapadão II, Jaraguá I, Santa Rosa II, Tatuapé II, Saúde em Campo e Jardim Oriente, mais o CAPS AD, no Campestre, realizam atendimento individual a todos os interessados e planejam trabalho em grupo a partir de agosto e setembro, conforme a dinâmica de cada uma.

Para participar do serviço, o paciente precisa passar pelo seu posto de saúde de referência e solicitar encaminhamento do clínico geral ou da própria enfermeira. De acordo com Anay, todas as unidades credenciadas contam com profissionais treinados e habilitados e estão com as portas abertas aos interessados. Ela observa que, “devido ao momento pandêmico, o serviço segue critérios rigorosos para garantir segurança aos participantes, como uso de máscara, distanciamento, uso de álcool em gel, sala ventilada e número reduzido de integrantes, que são as normas de higiene para o combate à pandemia”.

Segundo Ana Raquel Faggin de Castro, farmacêutica coordenadora do programa e do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), o paciente é acompanhado na unidade de saúde por uma equipe multiprofissional. “No primeiro atendimento é realizado uma avaliação clínica, com o Teste de Fagerström e, caso haja indicação de tratamento farmacológico, além da abordagem cognitivo-comportamental, o médico pode prescrever o Bupropriona e/ou Adesivo transdérmico de nicotina”, explica.

Com a prescrição em mãos, o paciente pode se dirigir a Farmácia Municipal de referência, onde um profissional de saúde fará a dispensação dos medicamentos e/ou insumos, além do acompanhamento farmacoterapêutico, para maior adesão e sucesso no tratamento.

CAPACITAÇÃO – Três outras USFs (Costa Rica, Itapuã II e São Francisco) estão tendo seus profissionais capacitados para também proporcionar o serviço ao seu público-alvo. “Decidir parar de fumar é uma iniciativa que requer apoio familiar e profissional. Em tempo de Covid-19, a decisão ganha um novo estímulo, uma vez que contribui no enfrentamento à doença. E o DAB está organizada para dar esse suporte. Os interessados devem buscar o posto de saúde de sua referência para mais informações”, conclui Anay.

‹ voltar