SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Atenção Básica segue com programação intensa no Outubro Rosa

8 de outubro de 2018 • Leandro Bollis

As unidades de saúde da Atenção Básica seguem realizando atividades intensas referentes à prevenção de câncer de mama e colo de útero. A estratégia integra a Campanha Nacional de Prevenção Outubro Rosa e visa ampliar as agendas de exames diagnósticos, como papanicolau, autoexame de mama e mamografia, além de ações complementares de conscientização sobre o problema, como palestras, roda de conversa, caminhadas, atividades de beleza, café da manhã comunitário e sorteio de brindes. 

Na USF 1º de Maio (foto), por exemplo, haverá palestras com profissionais de saúde e estagiários da Faculdade Anhanguera nas próximas segundas-feiras (dias 15, 22 e 29) e quartas-feiras (dias 10, 17, 24 e 31), com os temas menopausa, climatério, bem estar, planejamento familiar, câncer de mama e colo de útero, além de atividades na academia ao ar livre do bairro (dias 11 e 18) e grupo de artesanato (dias 9, 16 e 23). Na USF Bosques do Lenheiro II haverá orientação sobre prevenção de câncer de colo de útero, além de caminhada.

Na USF do IAA I haverá coleta de papanicolau, com livre demanda, todas as quartas-feiras do mês às 8h às 13h. Já no dia 10 será oferecido um café da manhã para quem realizar a coleta e no dia 17, uma “Tarde de Beleza”, com curso de auto-maquiagem, corte de cabelo e sorteio de brindes. No USF do Itapuã II haverá roda de conversa sobre saúde da mulher no dia 19 e atividades nos dias 22 (Grupo Alimente-se Melhor) e 25 na EMEI Vera Lúcia Sabino do Prado.

Na programação da USF do Jardim Gilda haverá orientação sobre prevenção ao câncer de colo de útero no dia 16, caminhada no dia 26, além de agenda aberta para coleta de papanicolau nos dias 10, 15, 17, 22, 24 e 29, das 13h às 15h30.

Na USF Mário Dedini II, as coletas de papanicolau, durante o mês de outubro, serão ampliadas para a população feminina na faixa etária dos 25 aos 64 anos. Não haverá agendamento prévio das consultas. As interessadas deverão se dirigir a unidade e aguardar o atendimento, nos dias programados (dias 15 às 8h15, 16 às 13h15, 18 às 13h, 19 às 8h, 22 às 13h, 23 às 13h, 25 às 8h15 e 13h, 26 às 8h, 29 às 8h15 e 13h e dia 30 às 13h. Haverá sorteios de brindes nos dias da coleta doados pela própria comunidade. Além disso, às segundas-feiras de coleta haverá voluntárias da comunidade para fazer unha e corte de cabelo das mulheres como uma forma de incentivo ao auto-cuidado.

Na USF Monte Alegre/São Jorge, as mulheres que coletarem o papanicolau no mês de outubro estarão concorrendo a uma cesta de beleza, que será sorteada no dia 31. Na UBS do Jardim Planalto, haverá um ciclo de palestras nos dias 16 (8h30 – tema: Tipos de violência contra a mulher), 23 (7h30 – tema: Planejamento Familiar e, em seguida, entrega de lembrancinhas) e no dia 30 (7h30).

Para a coordenadora de enfermagem da Atenção Básica, Tatiana Bonini, as ações realizadas nos territórios buscam aproximar a comunidade local e fortalecer o relacionamento com as unidades de saúde, o que possibilita um trabalho mais intenso de conscientização e prevenção dos cânceres que acometem as mulheres, com a participação de toda a equipe. “Ano a ano nossa rede tem tido um olhar especial para o tema, com envolvimento de todos os profissionais da saúde, que se empenham para aprimorar cada atividade, com resultados surpreendentes”, disse ela.


A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o cânceres femininos, promover a conscientização sobre as doenças, proporcionar maior acesso aos serviços preventivos, de diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade. “O câncer é uma doença que acomete de 20% a 25% da população. No entanto, com o diagnóstico precoce do câncer de mama, as chances de cura são elevadas, chegando a 95%. No caso do câncer de colo de útero, chegam a 100%. Por isso a importância dessas ações para que a população se sensibilize e procure as unidades de saúde”, explicou o secretário de Saúde, Pedro Mello.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3403-1270 – DAB (Departamento de Atenção Básica).

‹ voltar