Barjas manifesta interesse na construção de hospital veterinário em Piracicaba

30 de maio de 2019 • Romualdo Filho

O prefeito Barjas Negri respondeu ontem, 29/05, e-mail da diretora técnica de Saúde II, da Secretaria Estadual de Saúde, Benedita Maria de Castro, manifestando interesse da Prefeitura de Piracicaba na construção de um dos 10 hospitais veterinários púbicos que o governador João Dória assumiu implantar no Estado, incluindo equipamentos. Além disso, o prefeito garante a cessão de um terreno.

Segundo o prefeito, o médico Hamilton Bonilha, diretor da DRS –10 – Piracicaba, fez a consulta pelo Estado do interesse de alguma cidade em ter o hospital veterinário com caráter regional de atendimento. A resposta de Piracicaba foi sim. A questão da construção de um hospital veterinário, como lembrou Barjas, foi amplamente discutida pela equipe que elaborou o seu plano de governo (2017/2020), ficando pendente a viabilização caso tivesse uma parceria.

Este também é assunto de muito interesse das ONGs ligadas à proteção dos animais, motivo de reuniões em 2016 com os coordenadores do plano de governo. Segundo o vice-prefeito, José Antônio de Godoy, por prudência, optou-se por não colocar no plano, mas foi assumido o compromisso com representantes de ONGs de, ao longo de quatro anos, buscar uma parceria para a implantação desse hospital.

A proposta do governador João Dória vem ao encontro do que foi discutido em 2016, tornando-se viável a Prefeitura de Piracicaba receber o hospital veterinário, atendendo um desejo do governo municipal e uma reivindicação das ONGs. No e-mail, o prefeito já colocou o engenheiro Arthur Ribeiro, presidente do Ipplap, à disposição do Estado para indicar prováveis terrenos de interesse para a implantação do hospital. Equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde também acompanhará todo o processo.

Os próximos passos, como explicou o prefeito, é aguardar nova manifestação do Estado, discutir com representantes de ONGs o seu funcionamento e custeio, apresentar a proposta aos vereadores, principalmente agilizar o processo de votação da doação de terreno para a construção do futuro hospital veterinário. Barjas disse que tem sido procurado por vereadores para discutir esse assunto, mas as condições financeiras da Prefeitura de Piracicaba sempre dificultaram encontrar recursos para viabilizar o hospital.

O vereador José Longatto, líder do Governo na Câmara, apresentará hoje, 30/05, uma moção de apelo ao governador João Dória para que Piracicaba seja contemplada com o hospital veterinário. Por meio do Gabinete, o prefeito avisou as ONGs Vira Lata, Vira Vida e SPPA (Sociedade Piracicabana de Proteção aos Animais) da manifestação da Prefeitura pela construção do hospital veterinário na cidade. Ele pretende se reunir nos próximos dias com representantes de ONGs.

Por meio do seu Gabinete, o prefeito Barjas Negri vai pedir apoio às prefeituras e câmaras de toda região, para que também encaminhem moções e ofícios ao governador Dória, manifestando apoio a Piracicaba, para que seja contemplada com o hospital que terá atendimento regionalizado.