Cadme é furtada pela segunda vez em menos de 15 dias

14 de maio de 2018 • Romualdo Filho

A Clínica de Atenção às Doenças Metabólicas (Cadme), localizada na av. Independência, 56, Centro, ligada à Secretaria de Saúde, foi furtada pela segunda vez em menos de 15 dias. Na primeira vez, durante o feriado de 1º de Maio, foram levados dois computadores, um bebedouro dos pacientes, cinco ventiladores de parede, mais quatro bacias de inox para curativo.

Na segunda ação de bandidos, ocorrida neste final de samana, desapareceram da unidade mais quatro ventiladores de parede, dois relógios de parede, um estetoscópio, um esfigmomanômetro, uma balança e um computador. Quebraram parte do telhado e vidros das divisórias.

Karina Correa, enfermeira que coordena a Cadme, disse que além do prejuízo material e financeiro, ações dessa natureza prejudicam imensamente o atendimento aos pacientes, tanto devido ao atraso dos agendamentos como na qualidade do próprio atendimento, por falta dos recursos que foram furtados. “Todo o serviço fica prejudicado. Perdemos nossa base de dados pela segunda vez e várias ferramentas fundamentais para o trabalho diário dos profissionais da unidade”, enfatizou.

Segundo Karina, nos computadores ficavam as informações de gestão da unidade e dos pacientes, com relatórios médicos. “Agora temos de recuperar essas infirmações, que já estavam devidamente arquivadas, o que vai demandar tempo, atrasando toda a programação. Além do risco que corremos de perder informações valiosas para o acompanhamento dos pacientes”, observou. Segundo ela, ações dessa natureza prejudicam antes de tudo a população que mais precisa dos serviços.

Para o secretário de saúde, dr. Pedro Mello, trata-se de uma violência contra a própria população. “Os criminosos não percebem que agindo assim estão prejudicando muitas vezes seus próprios familiares e amigos, que precisam muito desses serviços de saúde. Além de que os recurso usados para comprar novamente os equipamentos da unidade saem do bolso de todos aqueles que pagam impostos e trabalham duro para sobreviver”, concluiu.