Campanha antirrábica já imunizou aproximadamente 30% da meta

3 de outubro de 2018 • Romualdo Filho

A campanha municipal de vacinação antirrábica na zona urbana, organizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria da Saúde, já imunizou, na terceira semana de atividades, 8.497 animais, sendo 7.199 cães e 1.298 gatos, o que corresponde a quase 30% da meta estabelecida para este ano, de proteger da doença 29 mil animais. A ação prossegue neste sábado, 06/10, em vários pontos da cidade, conforme tabela abaixo.

A campanha, que começou no dia 15 de setembro vai até o dia 10 de novembro. Estão trabalhando nesse período 9 equipes compostas por vacinadores devidamente capacitados. Todo material utilizado é descartável e as vacinas são individuais.

Os cães devem ser conduzidos aos postos por adultos e presos com guias adequadas. Para os animais mais agressivos, é obrigatório o uso da focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte ou em sacos, iguais aos usados para embalar cebolas. São procedimentos básicos para evitar possíveis fugas e acidentes.

Todos os cães e gatos a partir dos 3 meses de idade podem receber a vacina. Animais doentes, em tratamento ou debilitados deverão aguardar a recuperação e a alta do seu médico veterinário. As gestantes e com crias devem esperar o desmame dos filhotes para receberem a vacina. Nesses casos, podem ser encaminhadas posteriormente ao Centro de Controle de Zoonoses – de segunda a sábado, das 8h as 16 horas –, que funciona como ponto fixo de vacinação durante o ano todo.

De acordo com o médico veterinário, dr. Paulo Lara, coordenador da campanha, “a vacinação é muito importante para prevenir a raiva, uma doença que mata e é transmitida a todos os mamíferos, principalmente morcegos, animais que contribuem para circulação e manutenção do vírus na zona urbana da cidade”.

A divulgação desta campanha está sendo feita por meio de rádios, jornais, faixas e carro de som, cartazes fixados em escolas, postos de saúde e estabelecimentos comerciais dos bairros de todos as regiões da zona urbana, além do Site da Prefeitura, Centro de Controle de Zoonose a página do Canil Municipal no Facebook e SIP156.

A orientação da Secretaria de Saúde é que a população se sensibilize sobre a importância desta campanha e de fato leve seus animais para imunização contra a raiva. “Estamos fazendo tudo que está ao alcance do poder público para garantir uma cobertura efetiva no município contra a doença. Mas o desempenho da campanha requer o envolvimento das famílias. A possibilidade de contaminação dos animais domésticos a partir dos morcegos é um risco real e a doença pode, em cadeia, ser transmitida aos seus donos, o que torna o cenário muito mais grave à saúde pública”, explicou dr. Pedro Mello, secretário da pasta.

Tabela de Postos de Vacinação do 2º sábado da campanha (06/10)