SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Campanha da Prefeitura incentiva servidores a doarem sangue

24 de novembro de 2021 • Felipe Poleti

Texto: Felipe Poleti/CCS  — Fotos: Justino Lucente/CCS

A Prefeitura de Piracicaba realiza campanha, por meio das secretarias de Saúde e Administração, para sensibilizar os mais de 7.400 servidores públicos municipais sobre a importância da doação de sangue. Amanhã, quinta-feira, 25/11, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A iniciativa, realizada por meio de um convite digital feito a todos os servidores, abraça as ações realizadas pelo Hemonúcleo de Piracicaba que, até sábado (27/11), tem campanha especial para sensibilizar e ampliar o número de voluntários doadores na cidade.

Conforme explica o secretário de Administração, Dorival José Maistro, a ação começa agora, mas não tem data para terminar. “Doar sangue salva vidas. Somos mais de 7.400 servidores que podem se tornar voluntários doadores de sangue. É uma atitude de solidariedade e amor ao próximo, por isso incentivamos que, quem puder, participe. Não somente nesta data em especial, mas em outras. Queremos que a doação de sangue seja um ato voluntário e constante na vida das pessoas”, enfatizou.

Devido ao momento de pandemia da Covid-19, para fazer a doação é necessário seguir alguns protocolos sanitários, portanto, é importante que os voluntários, preferencialmente, agendem sua ida ao hemonúcleo por meio do site https://agendamento.hemocentro.unicamp.br/. A coleta acontece sempre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h.

Luciano Almeida, prefeito de Piracicaba, aprovou a iniciativa e convida os servidores a participarem. “É um momento oportuno para começar este tipo de campanha. Convido nossos servidores públicos a participarem, não somente nesta semana, mas ao longo do ano. É importante que o gesto voluntário da doação não aconteça somente em períodos específicos mas, sim, de forma permanente. Desta forma conseguimos ajudar cada vez mais pessoas. A quem já é doador, nosso agradecimento e àqueles que ainda não são, que participem deste ato solidário”, reforçou.

Para Filemon Silvano, secretário de Saúde, a iniciativa vem em boa hora. “Em dezembro, que é considerado um mês festivo, é comum que as doações de sangue diminuam e os estoques dos hemonúcleos da região tenham dificuldade para atender as demandas dos hospitais, principalmente de urgência e emergência. Por isso, incentivamos que os servidores tirem uns minutinhos do seu dia para fazer esse gesto solidário que salva vidas”, destacou.

É importante lembrar que a doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa, independentemente de parentesco com o doador. O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a doença falciforme e a talassemia, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão.

Segundo especialistas, ao realizar uma doação de sangue, você está ajudando pelo menos três pacientes que necessitam de transfusão. A doação, respeitando os critérios técnicos, não acarreta nenhum risco para o doador e todo processo para a doação, que inclui cadastro, pré-triagem, triagem e coleta, leva menos de 80 minutos.

O Hemonúcleo de Piracicaba está localizado à rua Silva Jardim, 1.700 (antigo prédio do Saúde Inteligente, dentro do complexo da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba). Informações pelos telefones (19) 3422-2019 ou 0800-722-8432.

 

EXEMPLOS – A servidora pública e enfermeira Rosangela de Castro Rezende Pereira é doadora há 18 anos, e reforça que a campanha é uma ótima forma de conscientização. “Quando iniciei meus estágios na enfermagem, presenciei situações em que pessoas necessitavam de transfusão, a partir disso, pensei que poderia contribuir de alguma maneira. Como sempre tive boa saúde, optei por ser uma doadora de sangue. É importante que aconteçam as campanhas para ampliar a disseminação da informação e, assim, aumentar o número de doações”, afirma.

Rosangela é servidora pública da Secretaria de Saúde

Aos 39 anos, o enfermeiro da USF Jardim Vitória Alessandro Fedeo de Oliveira é doador devido ao exemplo que vem da sua família. “Meus pais sempre incentivaram e, logo quando fiz 18 anos me tornei doador e nunca mais parei. Hoje minha esposa e filha também são doadoras. Além disso, a minha profissão também mostra o quanto o sangue é importante, principalmente nos hospitais para os atendimentos de urgência e emergência. Vejo que não há motivos para não ser doador, apenas vejo motivos para ser doador. É importante que mais voluntários participem hoje e sempre”, lembrou.

Alessandro Fedeo de Oliveira é enfermeiro na USF Jd. Vitória

A auxiliar administrativa Camila Rodrigues de Jesus é doadora há quatro anos e foi motivada por amigas. “Vimos uma campanha e decidimos ir juntas para doar sangue e, nessa ‘brincadeira’, continuo doando sangue até hoje. Mesmo tendo um pouco de medo de agulha, eu venho ao hemonúcleo e faço a minha parte. Há duas semanas foi minha última doação e convido aos demais servidores a participarem deste ato solidário”, completou.

Ao saber da campanha, o escriturário Luiz Antonio Oriani Junior decidiu que vai ser doador. “Amigos sempre me convidaram para participar das campanhas e desta vez entendi que deveria participar. Entrei no site e já agendei minha doação para esta quinta-feira. Estou ansioso, mas sei que tudo vai correr bem e poderei ajudar a quem precisa”, afirmou.

Luiz Antonio Oriani Junior é escriturário na Prefeitura de Piracicaba

 

Quem pode doar sangue?

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

– Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.

– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

– Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

– A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres.

– O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

 

Mais informações no site do Ministério da Saúde (https://bit.ly/3FKOwbS)

 

‹ voltar