SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Campanha de multivacinação continua em 69 unidades de saúde

21 de outubro de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Andressa Mota/CCS | Fotos: Divulgação/Prefeitura de Piracicaba

A campanha de multivacinação para atualizar a carteirinha de crianças e adolescentes menores de 15 anos continua em Piracicaba. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza mais de dez imunizantes em 69 unidades de saúde. De segunda à sexta-feira, os pais ou responsáveis podem levar as crianças e adolescentes às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e aos CRABs (Centros de Referência da Atenção Básica), das 8h às 15h (exceto CRAB Paulista), e às USFs (Unidades de Saúde da Família) das 8h às 16h. É necessário levar a carteirinha e cartão do SUS.

Dentre as vacinas que estarão disponíveis nos postos na campanha estão BCG, hepatite A e B, penta (DTP/Hib/Hep B), pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), febre amarela, tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), DTP (tríplice bacteriana), varicela, meningocócica ACWY e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Esta campanha não prevê a aplicação da vacina contra Covid-19.

Pamela e o filho Benjamin participaram do Dia V, no último sábado, na USF Sol Nascente | Foto: Divulgação/Prefeitura de Piracicaba

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, os adolescentes de ambos os sexos, na faixa de 11 e 12 anos, devem ficar atentos à vacina meningocócica ACWY, que protege contra a meningite e entrou recentemente no calendário vacinal. Outra vacina que faz parte do calendário vacinal dos adolescentes para meninas de 9 a 14 anos e meninas de 11 a 14 anos é a do HPV, que previne o câncer do colo do útero nas meninas e de verrugas genitais nos meninos. Em cada caso, a unidade de saúde vai analisar a carteirinha e verificar se e quais vacinas estão em atraso para cada faixa etária.

DIA V – No último sábado, 16/10, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o Dia V de multivacinação para atualizar a carteirinha vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Ao todo, 402 crianças e adolescentes compareceram e 281 foram vacinados. No total, 548 doses de vacinas foram aplicadas.

Pamela Talissa Ferreira Dias levou os filhos até a USF Sol Nascente no Dia V para atualizar a carteirinha de vacinação. Benjamin, de 5 anos, e Lara, de 9 anos, precisaram se vacinar. “É um direito de todos a vacinação e tenho que dar esse direito a eles. Então acho muito importante, afinal previne muitas doenças”, enfatiza a mãe.

Ao todo foram 548 doses da diversas vacinas aplicadas no Dia V – Foto Divulgação-Prefeitura de Piracicaba

Isabella Henrique Alvez de Souza, de 8 anos, também foi com a mãe, Ana Lúcia Henrique Alves de Souza, até a USF Sol Nascente e também precisou atualizar a carteirinha. Isabella deu o recado: “Vim tomar vacina para ficar forte e também para não pegar doença”, afirmou.

Isabella precisou atualizar a carterinha e lembra que vacinas previdem diversas doenças | Foto: Divulgação/Prefeitura de Piracicaba

‹ voltar