SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo começa dia 04/08

27 de julho de 2018 • Romualdo Filho

Resultado de imagem para poliomielite foto

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo acontecerá, no Estado de São Paulo, no período de 4 a 31 de agosto, para todas as crianças de 1 ano a 4 anos, 11 messe e 29 dias. Todas as crianças nesta faixa etária devem ser imunizadas, inclusive aquelas que já tenham registrado na carteirinha doses dessas vacinas.

Para as crianças acima de 5 anos, adolescentes e adultos não haverá campanha. A vacinação acontece na rotina, ou seja, as pessoas até 29 anos precisam ter 2 doses da vacina SCR (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) registradas na carteirinha.

As pessoas acima de 30 anos devem ter registrado apenas 1 dose dessa vacina na caderneta de vacinação, salvo trabalhadores da saúde e da educação que, independente da idade, deverão ter 2 doses de SCR registradas.

Este ano a Vigilância Epidemiológica (VE) realizará três Dia D em agosto, sempre aos sábados. Dois na zona urbana (04 e 18) e uma na zona rural, dia 11. A meta da campanha é vacinar 95% do público-alvo, que são as crianças de 1 a menos de 5 anos.

Mortes por Sarampo

De acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 17 de julho haviam sido confirmados 444 casos de sarampo no Amazonas. Há ainda 2.529 suspeitas no estado, que permanecem sob investigação, e outras 147, já descartadas.

O estado de Roraima confirmou 216 casos da doença, sendo 160 em investigação e 38 descartados. Estes são os dois focos da doença no país, com casos 100% importados.

Além disso, alguns casos isolados, também relacionados à importação, foram identificados nos estados de São Paulo (1), Rio Grande do Sul (8) e Rondônia (1). Até o momento, o Rio de Janeiro informou, oficialmente, 7 casos confirmados.

 

‹ voltar