Cartão Pira Cidadão: Prefeitura faz cadastramento em Artemis e na Balbo

6 de junho de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto e foto: CCS

Após passar pelos bairros rurais de Tanquinho e Tupi, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, segue com as ações de recadastramento dos pacientes da rede pública de saúde e de apresentação do Cartão Pira Cidadão que, na Saúde, vai substituir o atual cartão azul do SUS nos bairros de Artemis e Parque Piracicaba (Balbo). Nos dois locais, as equipes estão nas unidades de saúde, das 8h às 16h, segunda a sexta-feira – exceto feriado. Para efetivar o cadastro é importante apresentar CPF, RG e comprovante de residência atual.

Na semana passada, a SMS disponibilizou outros dois pontos fixos na região central para este trabalho: o Poupatempo Municipal/Centrus – ao lado do Terminal Central de Integração (TCI) –, das 8h às 16h, e o Centro de Especialidades Médicas (CEM) – o Postão, atrás do Mercado Municipal –, inicialmente das 8h às 17h.

Em Artemis, cadastramento acontece nas UFSs do bairro

O cartão Pira Cidadão tem como objetivo agilizar e facilitar o acesso a todos os serviços públicos municipais. Entre os benefícios do cartão estão a praticidade e agilidade para agendamento de consultas médicas, retirada de medicamentos, rematrículas em creches e inscrições em cursos oferecidos pelo Executivo. Enquanto o cidadão piracicabano tem essas vantagens, a Prefeitura consegue, graças aos cadastros, um sistema de informações atualizado com os dados integrados sobre a sociedade, para que possa planejar políticas públicas para o munícipe.

Cadastramento do Cartão Pirão Cidadão também acontece na UBS Parque Piracicaba

Conforme explica o secretário de Saúde, Filemon Silvano, a ação se faz necessária devido à implantação do novo software de saúde que trará modernidade e agilidade aos atendimentos. “Estamos alinhando nosso sistema com o do Ministério da Saúde para evitamos duplicidade de cadastros utilizando a mesma forma de busca do prontuário eletrônico do paciente, por meio do CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS)”, enfatizou.

SITE – A SMS reforça que, para obter o cartão, também é possível realizar o cadastro no site cartaopiracidadao.com.br ou presencialmente na travessa Olegário Mariano, 327, Vila Monteiro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e sábados, das 8h às 12h. Em caso de dúvidas, os contatos são (19) 99458-3813 e faleconosco@cartaopiracidadao.com.br.

No Parque Piracicaba/Balbo, o cadastramento está na UBS do bairro

APP – O cartão Pira Cidadão também disponibiliza o aplicativo PiraCidadão, por meio do qual os moradores poderão, por exemplo, indicar locais que estejam com falta de água, focos de dengue, problemas na iluminação pública e até mesmo solicitar limpeza nas ruas. O aplicativo também permite que a pessoa cadastrada receba um SMS de lembrete com o horário e local da consulta agendada. O app está disponível para ser baixado nas lojas de aplicativos de celulares para sistemas Android e iOS.