SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Castração: 75 cirurgias realizadas

29 de maio de 2013 • Coordenação DAF

No último sábado (25) o CCZ realizou mais uma “Castração Itinerante”, dessa vez no bairro Novo Horizonte. Das 84 vagas preenchidas, 75 animais foram castrados e microchipados, sendo 37 cadelas, 18 cães, 17 gatas e três gatos.

A terceira edição do projeto aconteceu na Escola Estadual “Prof. Francisco Mariano”, as duas primeiras aconteceram no Cantagalo. 

Saiba as vantagens da castração:

Com a castração os machos deixam de fugir sempre que uma cadela da vizinhança está no cio, além de diminuir as marcações de território e o comportamento de dominância e agressividade. Em termos de saúde, evita-se a hiperplasia da próstata (crescimento) e a ocorrência de tumores nos testículos. A castração não afeta o desempenho de guarda e proteção do animal.

Época ideal para castração:

É recomendado castrar o animal antes do seu primeiro cio, até os seis meses de idade. Isso reduz em cerca de 90% as chances de desenvolver câncer da mama, e a recuperação pós-cirúrgica é mais fácil.

Vale lembrar que para garantir a saúde do animal após a cirurgia, é necessário que ele esteja com a carteirinha de vacinação em dia, ou seja, tenha recebido todas as doses das vacinas contra raiva, cinomose, hepatite, gripe, etc.

 

‹ voltar