Castração: Projeto da USF Jardim Vitória pode se tornar modelo para CCZ

13 de Abril de 2018 • Romualdo Filho

Projeto de castração desenvolvido pela Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Vitória pode se tornar modelo de atendimento nos bairros para o Canil do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O primeiro projeto piloto foi desenvolvido pela Agente Comunitária de Saúde (ACS) Regineide Viana, no segundo semestre do ano passado. Ela cadastrou 40 animais do bairro – entre cães e gatos, sendo 30 de rua, sob os cuidados de vizinhos –, seguindo critérios socieconômicos de seus cuidadores, e todos foram castrados no centro cirúrgico do CCZ.

A segunda etapa do projeto deve iniciar ainda em abril ou início de maio, com a castração de mais 40 animais, sendo 20 de rua. Para o procedimento, os respectivos responsáveis pelos animais são orientados a levá-los ao CCZ, no dia e hora marcados. Anteriormente são informados também dos preparativos necessários para a castração e a conduta pós-cirurgia. Regineide está finalizando o cadastro dos interessados para essa segunda etapa e mais informações podem ser obtidas na USF. Todos animais, para se submeterem ao procedimento, precisam ter um responsável.

Para o responsável técnico do Canil, o médico veterinário Paulo Lara, a ideia de centralizar nas USFs o cadastro dos moradores dos bairros é muito boa, “a população local conhece os casos que necessitam atendimento prioritário, agilizando o agendamento das castrações dos animais que estão expostos à procriação indesejada, além de se organizar para o transporte destes ao Canil do CCZ”, explicou.

Hoje, os interessados em castrar seu animal de estimação devem ligar no 156, na segunda e terça-feira da última semana de cada mês, das 8h às 17 horas. Na segunda-feira o agendamento é exclusivo para cães. No dia seguinte, terça-feira, só para gatos.Todos os animais agendados nesses dois dias são castrados no mês seguinte.

Durante a ligação ao 156, o usuário recebe informação sobre o dia e a hora que deverá comparecer ao CCZ com seu respectivo animal. Pelo sistema público, são castrados uma média de 30 animais por dia e cerca de 500 por mês. O CCZ castra também animais encaminhados pelas ONGs parceiras de protetores de animais, além da demanda internas do canil (animais abrigados, averiguações de maus-tratos.