CCZ libera agenda de castrações via 156

22 de julho de 2013 • Coordenação DAF

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Secretaria de Saúde abriu nesta segunda-feira (22) o agendamento de castração de cães e gatos por meio do SIP (Serviço de Informação à População), no telefone 156. As cirurgias serão realizadas a partir do dia 5 de agosto, de segunda a sexta-feira, com um número máximo de oito cães e quatro gatos diariamente.

De acordo com a médica veterinária Eliane de Carvalho, coordenadora do CCZ, serão realizados 1.176 agendamentos até o dia 20 de dezembro. No primeiro semestre deste ano, a Zoonoses castrou 2.004 animais. Além das cirurgias realizadas por meio do agendamento, o CCZ realizou quatro mutirões dentro do programa Castração Legal, realizado em parceria com a ONG Vira-Lata Vira Vida, com a castração de 248 animais.

Os interessados devem ligar no 156 e serão orientados sobre os procedimentos para a realização da cirurgia. Após o agendamento, uma carta com todas as orientações e recomendações será enviada ao solicitante por e-mail ou correio. Em caso de não possuir nenhuma das opções, o interessado terá que retirar a carta no 156.

A desistência da cirurgia deve ser comunicada ao 156 com três dias de antecedência. Em caso de confirmação, o animal deve estar no canil às 7h30, sem atraso. O animal deve estar em jejum de 12 horas (sem água e alimento) e estar saudável, livre de carrapatos e pulgas.

Confira as datas de agendamento até o fim do ano:

A partir de 22 de julho

A partir de 26 de agosto