CCZ recolhe morcego com vírus da raiva no bairro Pompéia

29 de novembro de 2012 • Coordenação DAF

Mais um morcego com resultado positivo para o vírus da raiva foi recolhido pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Piracicaba. O animal foi encontrado no bairro Pompéia, e é o segundo caso registrado nesse bairro. No total do município este é o 27º caso do ano.

O morcego infectado é de hábito insetívoro, da família Vespertilionidae. Quanto à espécie não foi possível identificar, pois o animal já estava em estado avançado de decomposição. Ele foi encontrado na piscina da residência de um munícipe que acionou o CCZ para o recolhimento do mesmo.

O trabalho de prevenção é realizado de acordo com as normas técnicas propostas pelo Ministério da Saúde e a Secretaria do Estado, através do Instituto Pasteur. As ações de bloqueio tiveram inicio hoje (28), nas áreas delimitadas num raio de 500 metros a partir do local onde o animal foi encontrado.

Como no mês de julho foi feito o trabalho de cobertura de foco em uma área do bairro Pompéia que sobrepõe em quase metade da área desse novo caso, o trabalho será feito apenas na porção que não foi trabalhada anteriormente. Por isso, a previsão é de que o trabalho seja executado em apenas um dia. Os imóveis serão visitados e os animais (cães e gatos) que ainda não foram vacinados neste ano receberão a dose da anti-rábica.

Os moradores da área de abrangência que possuírem cães e gatos e não estiverem em casa no momento da visita, ou mesmo quaisquer outros proprietários que perderam o dia de vacinação nos bairros em que residem, poderão levar os animais diretamente no canil municipal para receber a dose de vacina. O expediente é de segunda a sábado, das 8h00 às 16h00.

Além disso, no próximo sábado (01) a equipe do CCZ estará com posto fixo de vacinação das 8h às 17h no Varejão do Bairro Alvorada, onde irá vacinar os cães e gatos dessa região.

Todos os animais deverão ser vacinados anualmente, porém os que residirem em áreas de ocorrência de raiva em morcegos, e não foram vacinados neste ano, deverão receber a dose de reforço. A vacina é gratuita, disponibilizada em doses individuais e aplicadas em seringas descartáveis.

Para solicitar o recolhimento de morcegos, vivos ou mortos, é preciso entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses. Porém, caso o animal seja encontrado caído no imóvel, fora do horário de expediente, as orientações são:

– Não tocar no animal.

– Morcego vivo – orienta-se que o morador coloque um balde para cobrir o animal com um peso em cima e no outro dia acione o CCZ.

– Morcego morto – pode ser recolhido com auxilio de uma vassoura e uma pá e armazenado em local seguro até que o CCZ faça o recolhimento.

Centro de Controle de Zoonoses

Rua dos Mandis, s/nº.