SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

CCZ registra 5º caso de raiva em morcego na cidade

27 de agosto de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) registrou o quinto caso de raiva em morcego em Piracicaba, em 2021, confirmado após análise do CCZ-SP. O morcego foi encontrado vivo pelo solicitante, na área de luz de seu imóvel, no bairro Vila Rezende, em 17 de agosto. O animal foi recolhido pelo CCZ onde foi identificado como sendo da família Phyllostomidae e espécie Artibeus lituratus. É uma espécie de hábito frugívoro, ou seja, alimenta-se de frutas. Habita em árvores, mas pode ser encontrado em edificações urbanas. Os outros quatro casos de raiva em morcegos aconteceram nos bairros Parque Orlanda, Campestre, Santa Rosa e São Dimas, todos insetívoros.

Somente este ano, o CCZ já recolheu e enviou para diagnóstico da raiva, aproximadamente, 180 morcegos. No ano passado, ao todo, foram cerca de 300 animais recolhidos, com seis positivos para a doença, sendo que dois desses positivos foram recolhidos no Parque Orlanda, um no Jupiá, um no Centro, um no Pau D’Alhinho e um na Vila Independência.

ALERTA – O CCZ alerta para que cães e gatos que não estejam com a vacina antirrábica em dia, sejam vacinados, já que ficam expostos à contaminação, uma vez que existe circulação do vírus na região.

Ainda de acordo com o CCZ, neste ano, o repasse da vacina antirrábica pelo Estado foi reduzido. A orientação é que os proprietários dos animais procurem uma clínica veterinária ou uma agropecuária para que sejam imunizados.

No caso de animais com contato com morcegos, a orientação é que entrem em contato com o CCZ pelo telefone 3427-2400.

‹ voltar