SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

CCZ registra o primeiro caso de morcego com raiva do ano

25 de janeiro de 2019 • Leandro Bollis

Foi registrado hoje (25/01) pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) o primeiro caso do ano, em Piracicaba, de morcego com raiva. O animal, capturado na rua Manaus, Glebas Califórnia, teve a doença confirmada pelo laboratório de análises do CCZ-SP.

Segundo relatos de moradores do bairro, o morcego não teve contato com cães, gatos ou com humanos. No entanto, o CCZ orienta que os animais de estimação da redondeza, que ainda não foram vacinados contra raiva, devem ser imunizados, seja gratuitamente no próprio CCZ ou em clinica veterinária particular.

Em 2018 foram registrados 12 casos de morcegos com raiva, encontrados em praticamente todas as regiões da cidade. De acordo com o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, as campanhas antirrábicas anuais têm contado com apoio da população, tanto na zona urbana como rural, mas não se pode perder de vista que o risco de contágio é real, porque a imunização deve ser feita anualmente.

Não podemos perder a oportunidade para enfatizar o risco da propagação da raiva, principalmente identificada nos morcegos, que podem transmiti-la aos animais de estimação. Por isso a importância de manter a vacinação em dia e procurar o CCZ para a imunização quando é identificado no bairro um morcego doente, mesmo estando fora do período de campanha oficial de vacinação”.

O CCZ – rua Mandis, s/nº, Jardim Jupiá – abre para atendimento público de segunda a sexta, das 9h às 15 horas, aos sábados, das 8h30 às 10h30 e das 12 horas às 14h30. Mais informações pelo telefone (19) 3427-2721 e 3427-2400.

‹ voltar