CCZ registra primeiro caso de raiva em morcegos em 2020

12 de março de 2020 • Leandro Bollis

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, registra o primeiro caso de raiva em morcegos, em Piracicaba. Trata-se do primeiro caso de quirópteros infectados em 2020. O animal foi encontrado vivo no bairro Parque Orlanda, sendo de hábito insetívoro (se alimenta de insetos) e família Molossidae. São animais de pequeno porte e ocorrência comum na cidade, se abrigando em grandes colônias de indivíduos, em cavernas, fendas de rochas e frestas de edificações humanas.

De acordo com a bióloga do CCZ, Regina Lex Engel, este ano (até 12/03), já foram recolhidos e enviados diagnóstico da raiva, aproximadamente 50 morcegos. No ano passado foram aproximadamente 300 animais recolhidos, tendo sido 10 positivos para a doença (ver tabela abaixo).

A bióloga alerta para que os animais (cães e gatos), principalmente desse bairro, que não estejam com a vacina antirrábica em dia, sejam vacinados, pois o vírus da raiva está circulando na região e os animais ficam expostos à contaminação.

A vacina é gratuita e está disponível à população no Canil Municipal (Centro de Controle de Zoonoses – rua Mandis, s/nº, Jardim Jupiá) durante o ano todo de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h; e aos sábados, das 9h às 11h e das 12h30 às 14h. Mais informações pelo telefone (19) 3427-2721 e 3427-2400.

Tabela de casos positivos de morcegos em 2019:

Mês

Bairro