SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Centro de Triagem do Coronavírus já atendeu 1.035 pacientes

15 de abril de 2020 • Leandro Bollis

Do dia 01/04 até esta segunda-feira (14/04), 1.035 pessoas procuraram atendimento médico no Centro de Triagem do Coronavírus, na UPA Piracicamirim. Do total, 35 precisaram de encaminhamento hospitalar e 16 foram classificadas como casos de urgência, porque apresentavam síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

De acordo com dra. Flávia Sá, superintendente das Urgências e Emergências, os casos que exigem atenção especial são encaminhadas aos hospitais e assim que recebem alta passam a ser monitorados em suas respectivas casas, via telefone, por profissionais da Vigilância Epidemiológica. Os casos de síndrome respiratórias, que não exigem hospitalização, também são medicados e encaminhados para acompanhamento dos profissionais da Atenção Básica. Já os casos leves, que são a maioria, os mesmos são medicados e orientados para que fiquem em casa.

Dos atendidos no Centro de Triagem do Coronavírus, 85 são crianças (menores de 12 anos), 786 adultos (entre 12 e 60 anos) e 155 idosos (acima de 60 anos). A maior procura tem sido durante o dia, das 6h e 18 horas (725) e o menor fluxo, durante a madrugada (38). Das 18h às 24 horas foram atendidos 271 pessoas.

De acordo com o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, a estrutura de atendimento para o combate ao coronavírus está bem organizada em Piracicaba e o cenário, até o momento, é de estabilidade. “Precisamos manter este cenário para que não haja pico acentuado ao longo dos próximos meses. Isso significará uma vitória da cidade contra a pandemia. O que requer a continuidade do isolamento social”, enfatizou.

‹ voltar