Centros de testagem para Covid-19 serão suspensos em novembro

26 de outubro de 2022 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS / Foto: Divulgação/Agência Brasil / Arte: CCS

Com queda de 76,4% no número de exames coletados e de 66,7% de novos casos positivos, a Secretaria de Saúde se prepara para suspender o atendimento nos dois Centros de Testagem por demanda espontânea para investigação epidemiológica de Covid-19 e contactantes. Conforme mostram os dados divulgados pelo Departamento de Atenção Básica (DAB), de 5 a 9 de setembro foram 292 exames coletados e 18 confirmações para a doença; cinco semanas depois, entre os dias 17 e 21 de outubro, o número de coletas foram 69 e de novos casos apenas seis (informações totais abaixo).

Desta forma, conforme reforça o secretário de Saúde, Filemon Silvano, o funcionamento dos centros localizados nos Crabs Santa Terezinha e Piracicamirim, de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h30, acontecem até dia primeiro de novembro. “A partir do dia 03/11, próxima quinta-feira, o atendimento será suspenso nestas unidades, porém, quem precisar realizar o teste rápido ou necessitar de atendimento poderá procurar uma unidade de saúde mais próxima a sua residência ou uma das quatro unidades de pronto atendimento (UPAs)”, apontou.

Conforme lembra Silvano, a Prefeitura de Piracicaba idealizou os Centros de Testagem em abril deste ano para atender melhor a população e tentar criar um fluxo exclusivo para os pacientes sintomáticos para Covid-19 a partir de duas unidades: os Crabs Piracicamirim e Santa Teresinha. “De lá para cá, foi necessário abrir mais unidades em horário especial para atender a alta procura da população e chegamos a ter sete unidades funcionando como Centros de Testagem. Agora, com a redução de casos e, também, da procura, decidimos suspender os atendimentos. Apesar disso, se for verificado pela Secretaria, os centros de testagem poderão ser reabertos”, completou.

Testes rápidos para diagnóstico de Covid-19 estão disponíveis nas unidades de saúde e UPAs de Piracicaba

CASOS – De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, em janeiro foram 38.441 notificações para Covid-19, sendo 10.360 positivos e 57 óbitos; em fevereiro, 16.207 notificações, com 5.734 positivos e 70 óbitos; em março, 10.840 notificações, 1.620 positivos e 15 óbitos; em abril, 3.074 notificações, 683 positivos e seis óbitos; em maio, 6.101 notificações, 1.270 positivos e oito óbitos; em junho, 11.974 notificações, 3.564 positivos e 26 óbitos; em julho, 6.141 notificações, 3.727 positivos e 24 óbitos; em agosto, 10.682 notificações, 3.515 positivos e 09 óbitos; em setembro, 5.881 notificações, 1.177 positivos e sete óbitos; em outubro, até dia 26/10, 1.878 notificações, 603 confirmações e nenhum óbito. “O último óbito por Covid-19 registrado na cidade foi em 25 de setembro, ou seja, estamos a mais de um mês sem registro de mortes pela doença”, afirmou Silvano.