Cerca de 1.000 pacientes serão atendidos neste sábado no Dia D dos Mutirões da Saúde

23 de novembro de 2018 • Romualdo Filho

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (24/11) mais um “Dia D dos Mutirões”. Cerca de 1.000 pacientes serão atendidos em várias especialidades médicas e serviços, em diversas unidades do município. O objetivo é reduzir filas de espera, beneficiando toda a população que precisa do SUS.

No Postão, atrás do Mercado Municipal, a partir das 7 horas, serão recebidas cerca de 400 pessoas, sendo 50 para endocrinologia, 50 para gastroenterologia, 50 para ortopedia e traumatologia, 50 para otorrinolaringologia, 50 para pneumologia, 50 para cardiologia (avaliações pré-operatória) e 100 para urologia (avaliação da próstata em homens com mais de 45 anos).

Ainda no Postão, três clínicos gerais vão atender cerca de 200 pessoas pré-selecionadas pelas Unidades de Saúde da Família (USFs), obedecendo o plano desenhado pela pasta para contornar a situação criada pela saída abrupta dos médicos cubanos da Rede Municipal de Saúde. A Clínica de Olhos – Alferes José Caetano, 1453 – receberá outros 50 pacientes prioritários, entre 7h30 e 14 horas.

A Clínica de Diagnóstico por Imagem (CDI) – avenida Independência, 2.600 –, a partir das 7 horas, atenderá 100 pacientes que precisam de ultrassom de abdome total, abdome superior, aparelho urinário e pélvico. No Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) – ainda na avenida Independência, 2600 –, serão realizados 60 atendimentos, das 7h às 11h30, de pacientes que precisam de prótese dentária.

Mais 200 pessoas serão tendidas no Poupatempo Municipal – avenida Armando Sales de Oliveira, 2056 –, das 8h às 13 horas, para emissão do Cartão Nacional de Saúde. São aquelas que conseguiram o primeiro emprego ou estão se recolocaram no mercado de trabalho e precisam do documento para a contratação, além de gestantes e usuários do SUS que não puderam ir à unidade durante a semana por questão de trabalho.

A Central de Relacionamento com os Usuários do SUS (Centrus) esclarece que todos os atendimentos foram previamente agendados, pois já estavam na fila de espera.