SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Cerest atua junto às Construtoras e Assessorias na Construção Civil

3 de setembro de 2018 • Romualdo Filho

Segundo o Boletim de Acidentes do Trabalho disponível no site do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest – Piracicaba), o setor da construção civil ocupa a quarta posição em números de acidentes ocorridos entre 2012 a 2016, com 5.283 casos no período. Quanto à gravidade dos acidentes, o setor está no topo do ranking por ser uma atividade de alto risco ao expor o trabalhador em altura e escavações para fundação da obra. O trabalho em altura, por exemplo, foi o de maior incidência no ano passado, com 17 casos graves e 19 moderados, todos com afastamento dos trabalhadores.

O Cerest tem recebido várias denúncias, principalmente do Sindicato da Construção Civil, que resultaram em inspeções sanitárias. A preocupação do Centro é que as atividades de conscientização e capacitação que oferece aos profissionais que atuam no setor não estão surtindo o efeito esperado, porque foram encontradas pela sua equipe de vigilância recentemente 20 obras na cidade em condições de risco grave e iminente, que resultaram na interdição das atividades até sua regularização. Pelos relatórios, as empresas envolvidas demonstraram ter pouca atuação de responsáveis técnicos pelas obras, o que tem favorecido o descumprimento das normas técnicas e das boas práticas.

O Cerest informa que as atividades de inspeção serão mantidas e que existe um Procedimento Promocional junto ao Ministério Público do Trabalho de Campinas que também atuará sobre as empresas à empresas já notificadas pelo órgão federal.

‹ voltar