Com melhora nos índices, Prefeitura encerra atividades do Grupo de Trabalho Covid-19

15 de outubro de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Andressa Mota/CCS

Com o avanço da vacinação no município, Piracicaba tem apresentado melhoras significativas nos índices de casos, óbitos e ocupação de leitos Covid-19. Neste contexto, o Grupo de Trabalho Covid-19 encerrou os encontros nesta semana. Coordenado pela Prefeitura de Piracicaba, o grupo era composto por representantes de entidades de saúde pública e privada, além de representantes da Administração municipal e atuou ativamente em todos os momentos da pandemia, em especial no agravamento do cenário no começo deste ano.

Com mais de 610 mil doses da vacina contra Covid-19 aplicadas, 80,25% da população piracicabana já recebeu a 1ª dose e 66,58% já completou o esquema vacinal com a 2ª dose ou dose única. Com esse avanço da vacinação com a 2ª dose, Piracicaba começou a apresentar, em junho, queda nos óbitos por Covid. Setembro, por exemplo, com 60% da população vacinada com a 2ª dose, foi o mês com menor registro de óbitos em 2021. O reflexo da vacinação também aparece na média de ocupação de leitos UTI-Covid. Em junho deste ano, quando 13% da população havia tomado as duas doses da vacina, essa média estava em 89%. Já em outubro, com 66% da população com o esquema vacinal completo, está em 15%, a menor do ano.

O Grupo era composto por representantes de entidades de saúde pública e privada | Foto Justino Lucente/CCS

Para marcar o encerramento das atividades do Grupo de Trabalho, na quarta-feira, 13/10, os participantes de reuniram no Centro Cívico e evidenciaram o agradecimento a todos que atuaram no combate à Covid-19 e a superação dos piores momentos da pandemia. Mas também lembraram que a Covid-19 ainda faz parte do cotidiano da população. Além disso, os membros pontuaram que a saúde ainda tem grandes desafios pela frente, como o tratamento dos pacientes com sequela da infecção pelo coronavírus e a demanda reprimida de diversas especialidades.

Para o prefeito Luciano Almeida, a atuação do Grupo de Trabalho foi essencial. “Para nós, a união desse grupo deixou um legado. A gente sempre chegou, junto, às melhores decisões. Trabalhamos em conjunto e está aí o resultado. Não sabemos ainda o que virão de consequências dessa pandemia, dos efeitos que ela trará. Encerrou-se hoje o grupo mas podemos mensal ou semestralmente, por exemplo, debater outros assuntos, discutir outros projetos relevantes para a saúde da nossa região”, afirma o prefeito.

O secretário de Saúde, Filemon Silvano, agradeceu a dedicação de todos e pontuou o êxito da condução da pandemia na região, que manteve índices de letalidade pela Covid-19 sempre bem abaixo ao do Estado. “Ninguém ficou desassistido na cidade. Foi uma luta de quase dois anos. Os profissionais estão cansados, mas deram sempre o melhor. Agora está vindo uma onda das consequências da Covid e de outras doenças e sabemos que podemos contar com todos vocês”, reforçou Filemon.

Campanha de vacinação contra Covid-19 em Piracicaba já aplicou mais de 610 mil doses | Foto: Andressa Mota/CCS

A diretora da DRS Piracicaba, Regiane Portes Mendes, enfatizou o comprometimento dos 26 municípios e a solidariedade uns com os outros no enfrentamento da pandemia na região. A administradora da Santa Casa de Piracicaba, Vanda Petean, por sua vez, agradeceu a todos os profissionais da saúde que se empenharam em salvar vidas, mesmo cansados, na linha de frente. Já o diretor de Promoção à Saúde da Unimed Piracicaba, Juliano Padavani, lembrou que a pandemia proporcionou nova forma de ver a saúde e que a cooperativa está à disposição para demais ações de combate à Covid-19 se necessárias.

O médico intensivista e diretor técnico do Hospital dos Fornecedores de Cana, Paulo Oliveira, por sua vez, reforçou que a palavra que definiu o combate à pandemia foi “resiliência”, visto a ação de todos frente às dificuldades, como escassez de insumos e medicamentos. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Milton Costa, afirmou ainda que foi uma satisfação atuar em conjunto com as demais instituições e a Administração municipal.

AÇÕES – A atuação do Grupo de Trabalho Covid-19 regeu as decisões de enfrentamento da pandemia da Covid-19 no município, como fornecimento de mais leitos exclusivos ou ampliação de fornecimento de testes RT-PCR nas unidades de saúde. Também na fiscalização e nos momentos mais restritivos, o Grupo não se omitiu, como a orientação para a realização do Travão Emergencial, de 27/03 a 04/04. A ação proporcionou redução de 100% para 70% dos leitos UTI-Covid de março para abril.

Administrando as necessidades do município, Piracicaba chegou a ter, em julho deste ano, 163 leitos UTI-Covid, quando em dezembro de 2020 eram 86. A COT (Central de Ortopedia e Traumatologia) se tornou unidade de referência para Covid-19 em março até meados de julho.

Em abril, a Saúde Municipal descentralizou o atendimento e acompanhamento dos pacientes da Covid-19 nas unidades de saúde por meio do Projeto RespirAr, que tem por objetivo evitar o agravamento dos casos. O projeto, de 19/04 até 30/09, realizou 22.852 primeiros atendimentos, 42.330 monitoramentos e 13.291 testes de antígenos – dos quais 13.291.

Projeto RespirAr teve início em abril e já realizou mais de 22 mil primeiros atendimentos | Foto: Divulgação

Também ocorreu a construção do Anexo à UPA Piracicamirim em dois meses, com 42 leitos de UTI e enfermaria, inaugurado em agosto, e a contratação de uma OSS (Organização Social de Saúde) com mais 180 profissionais, ampliando o número de médicos e de outros profissionais da área.

Anexo à UPA Piracicamirim conta com 42 leitos de UTI e enfermaria e foi inaugurado em agosto | Foto: CCS