Confirmado 11º caso de morcego com raiva em Piracicaba

13 de dezembro de 2018 • Leandro Bollis

Foi confirmado o 11º caso de morcego com raiva em Piracicaba em 2018, de um total de 266 recolhidos pelos técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, e enviados para análise em São Paulo. Trata-se de um animal da espécie Nyctinomops laticaudatus, de hábito insetívoro, encontrado no bairro Vila Rezende.

De acordo com a bióloga do CCZ, Regina Lex, esse tipo de morcego tem facilidade para viver nos centros urbanos. “Eles utilizam como abrigo árvores com a copa mais fechada, palmeiras e edificações, podendo formar colônias nesses locais”.

A raiva é transmitida somente através do contato direto do animal com a pessoa ou com outro animal, não havendo contaminação através do ar, fezes ou urina do animal contaminado. Porém, cães e gatos podem ter contato com morcegos portadores do vírus da raiva, quando este se encontram caídos e, se não estiverem vacinados, podem se contaminar.

Por isso é muito importante a vacinação antirrábica de cães e gatos, principalmente em animais que moram em áreas de ocorrência de casos positivos, pois o vírus da raiva está circulando nessas áreas e esses animais estão expostos.

A Secretaria de Saúde orienta ainda que cães e gatos que não foram vacinados neste ano, devem ser levados a uma clínicas veterinárias para serem imunizados. A vacina antirrábica também está à disposição da população, gratuitamente, durante todo ano, no Centro de Controle de Zoonoses.

O CCZ – rua Mandis, s/nº, Jardim Jupiá – abre para atendimento público de segunda a sexta, das 9h às 15 horas, aos sábados, das 8h30 às 10h30 e das 12 horas às 14h30. Mais informações pelo telefone (19) 3427-2721 e 3427-2400.