Conselho Municipal de Saúde reforça campanha ‘Quem usa cuida’

25 de agosto de 2017 • Coordenação DAF
O Conselho Municipal de Saúde (CMS) lançou em julho a campanha “Quem usa cuida”, para incentivar a participação da comunidade nas comissões locais de saúde. A iniciativa, de acordo com o presidente do CMS, Milton Costa, tem como um dos pontos principais reduzir o absenteísmo na rede, hoje na casa dos 25%, além de eventuais problemas que possam estar prejudicando o desempenho dos serviços, bem como informar aos usuários seus direitos e deveres para um uso consciente e eficaz do sistema.

Segundo Milton Costa, se de um lado há reclamações sobre a espera por atendimento médico, por outro, há um índice elevado de falta nas consultas agendadas. “As pessoas conseguem as consultas, mas muitas delas não comparecem no dia marcado. O absenteísmo já está em 25% e isso precisa ser corrigido. O nosso trabalho é mostrar para a população que reclama pela demora por consultas a contribuição dos próprios usuários para que a demora ocorra. Porque aquele que perde a consulta acaba desperdiçando uma vaga que poderia ser usada por outra pessoa que também está na fila. Além de que essa mesma pessoa que faltou acaba voltando na fila, que ele ajudou a alongar”, explicou.

O segundo ponto da campanha é convocar a população para que as pessoas participem das comissões locais de saúde. De acordo com a Lei Complementar 221 de 10/08/2008, toda Unidade de Saúde  Familiar (USF) precisa contar com uma Comissão Local de Saúde, formada por funcionários da unidade, gestores e usuários da rede. Fora as unidades que ainda não contam com a comissão, de acordo com Milton Costa, praticamente todas as que existem na cidade não têm atuação efetiva.

“Só vamos transformar as condições da saúde pública com a participação da sociedade. O CMS está à disposição para receber as demandas dos usuários SUS, desde que haja critério e formalidade nesse processo. O primeiro passo é levar essas demandas à comissão local, que discute o problema e o encaminha ao CMS. Assim, podemos ajudar na solução dos problemas apontados de forma organizada e integral”, concluiu MiltonCosta.