Construção da Farmácia de Atenção Básica no Jardim Oriente está em fase final

4 de setembro de 2013 • Coordenação DAF
Está em fase final a construção da Farmácia de Atenção Básica do Jardim Oriente. O novo prédio ficará anexo ao PSF do bairro, que está em funcionamento desde o dia 27 de março. Para conclusão dos trabalhos, que deve ocorrer até a última semana de setembro, resta a instalação de vidros, portas, plantio de grama e limpeza do local com a retirada dos restos de materiais de construção.

A farmácia terá área construída de 50m². Contará com uma entrada independente do PSF, recepção, almoxarifado com sala para o farmacêutico e copa/cozinha com banheiro. O investimento municipal é de R$ 68 mil.

Esta será a 21ª Farmácia de Atenção Básica do município, ligada a Secretaria de Saúde por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF). Há ainda uma Farmácia Especializada (CEDIC – Centro de Doenças Infecto-Contagiosas). Todas estão localizadas estrategicamente, nos diferentes bairros do município, para atender a toda a população.

Nas Farmácias são distribuídos, gratuitamente, cerca de 130 tipos de medicamentos constantes na Remume (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais). Dentre eles, podem ser encontrados medicamentos para o tratamento de hipertensão, diabetes, depressão, epilepsia, além de antibióticos, anticoncepcionais, preservativos masculinos, vermífugos etc. Para obter os medicamentos de depressão e epilepsia é necessário ter 18 anos e apresentar RG. Para retirar qualquer um desses medicamentos o usuário também deve apresentar a Carteira de Saúde do Posto do bairro onde reside e a receita atualizada, independente de sua procedência, seja ela SUS, Convênio ou rede Particular. Vale lembrar que o usuário deve retirar seus medicamentos na Farmácia Municipal de referência para o seu Posto de Saúde. Para saber qual a Farmácia pertence o usuário deve entrar em contato com o Posto de Saúde do seu bairro.

Em 2012 foram entregues pelas Farmácias de Atenção Básica 1.967.500 medicamentos, o que compreende 1.010.204 receitas aviadas, provenientes do SUS ou não.