Iniciada na terça-feira, 10/01, a sessão pública de entrega e abertura dos envelopes do chamamento público nº 01/2022 encerrou-se na tarde desta quinta-feira, 12/01. O certame dá início ao processo de seleção de Organização Social de Saúde (OSS) para o gerenciamento, operacionalização, execução de serviços assistenciais de saúde, Serviços de Apoio Administrativo e Técnicos de Saúde, e demais ações de saúde e atendimentos, que assegure assistência universal e gratuita à população, em regime de 24 horas/dia, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Vila Cristina e Vila Sônia.
Nesses dois dias e meio, 11 OSSs entregaram suas documentações. A sessão pública também foi acompanhada pelo Conselho Municipal de Saúde, representado pelo seu presidente Milton Costa e demais membros.
Milton Costa parabenizou o prefeito Luciano Almeida pela iniciativa e que, estando na sessão pública, pode ver a lisura do processo. “Agradeço o convite da Prefeitura para acompanhar este processo. Está sendo um trabalho transparente. Uma OSS analisa o processo da outra e rubrica os documentos e faz seus apontamentos que serão avaliados pela comissão de seleção”, disse Costa.
De acordo com Filemon Silvano, secretário de Saúde, a decisão de contratar uma OSS se dá pela dificuldade na contratação de profissionais da saúde, principalmente médicos e especialistas, e devido à escassez desses profissionais que têm comprometido a manutenção do atendimento ideal de urgência e emergência na cidade.
“Com uma OSS, este problema tende a ser resolvido, pois ela tem por força contratual não deixar faltar médicos. Desta forma, vamos conseguir manter um atendimento de qualidade, não só nestas duas unidades, mas nas demais também. Os profissionais da saúde alocados nestas duas unidades vão compor o quadro das UPAs Piracicamirim e Vila Rezende, assim, teremos todas as unidades com corpo clínico completo”, disse Filemon.