SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

CPAN conclui curso de capacitação das equipes da Atenção Básica em abril

11 de Abril de 2018 • Romualdo Filho

A Coordenadoria em Programas de Alimentação e Nutrição (CPAN) deve iniciar nos dias 16 e 18 de abril as duas últimas turmas da Atenção Básica (AB) do curso “Abordagem diferenciada no cuidado da obesidade: qualificação dos profissionais da atenção básica”. Após esta etapa, está previsto o lançamento de uma nova campanha da Secretaria de Saúde intitulada Piracicaba com Saúde – É Hora de Desenvolver Hábitos Saudáveis.

O curso do CPAN é composto por seis oficinas que tem como objetivo inserir uma nova abordagem no cuidado do paciente com excesso de peso, por meio da Linha do Comportamento Alimentar, Comer Consciente (Mindfull eating) e das diretrizes do Guia Alimentar para a população brasileira.

As oficinas acontecem desde setembro de 2017 e já capacitou aproximadamente 110 profissionais, entre eles enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e técnicos de enfermagem. Cada encontro tem duração de 3 horas, totalizando 18 horas de curso para cada equipe.

Nos encontros são abordados temas sobre a importância do acolhimento e escuta do paciente, comportamento alimentar, tipos de fome, fatores relacionados ao excesso de peso, influência da mídia na alimentação, princípios básicos para uma alimentação saudável, revisão das diretrizes do Guia Alimentar, estratégias nutricionais na prevenção e tratamento das doenças, desmistificação de dietas da moda, planejamento para uma boa alimentação e trocas saudáveis.

Participam das oficinas dois profissionais de cada unidade de saúde (1 enfermeiro e 1 agente comunitário de saúde) que ficam responsáveis pela multiplicação do conteúdo com o restante da equipe. Um plano de intervenção deve ser elaborado pela equipe de modo a auxiliar no planejamento das ações a serem realizadas com esse público. O monitoramento das ações fica de responsabilidade da Coordenação da Atenção Básica com o apoio da Equipe Técnica da CPAN.

CPAN E PIRACICABA SAUDÁVEL — A CPAN realiza grupos de reeducação alimentar mensalmente e, nesse espaço, trabalha para que os pacientes tenham uma melhor qualidade de vida. A atividade física tem papel fundamental nesse processo. Assim, na sexta-feira, 23 de março, no período da manhã, em parceria com o Programa Piracicaba Saudável, a Professora Janine Diório, da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), participou das atividades do Grupo de Reeducação Alimentar, falando sobre a importância das atividades físicas e ministrando atividades práticas para os participantes. Piracicaba Saudável é desenvolvido pelas Secretarias de Saúde e Selam.

‹ voltar