SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

CT Covid-19 será suspenso no CRAB Vila Cristina a partir de segunda-feira, 23/01

19 de janeiro de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto e Foto: Felipe Poleti/CCS

Com queda de 70,55% no número de exames coletados e de 75,36% de novos casos positivos, a Secretaria de Saúde vai suspender o atendimento no Centro de Testagem por demanda espontânea para investigação epidemiológica de Covid-19 e contactantes no CRAB (Centro de Referência da Atenção Básica) Vila Cristina a partir de segunda-feira, 23/01. Até amanhã, sexta-feira, 20/01, ainda serão ofertados testes nesta unidade.

Segundo dados do Departamento de Atenção Básica (DAB), no CRAB Vila Cristina, de 19 a 23/12/22 foram 180 exames coletados e 53 confirmações para a doença; três semanas depois, entre os dias 09 e 13/01/23, o número de coletas foi 69 e de novos casos apenas 17. Até terça-feira, 17/01, a unidade realizou dez testes tendo apenas um caso positivo.

Com a suspensão dos atendimentos no CRAB Vila Cristina, a partir da próxima segunda-feira, 23/01, apenas os CRABs Piracicamirim e Santa Teresinha farão a coleta para os testes rápidos em horário especial, das 17h às 20h30, de segunda a sexta-feira. “Seguimos monitorando os casos da doença diariamente e, se houver necessidade, reabriremos a unidade para realização dos testes na população. Neste momento, devido à baixa procura, faremos a suspensão apenas nesta unidade, mantendo outras duas abertas em horário especial”, disse Filemon Silvano, secretário de Saúde.

Crabs Piracicamirim e Santa Teresinha seguem com os testes de 2ª a 6ª feira, das 17h as 20h30

Para ter acesso ao teste rápido, a pessoa deve procurar qualquer um dos Centros de Testagem com documento pessoal com foto e CPF. Farão o teste as pessoas que apresentarem sintomas gripais e respiratórios ou que tiveram contato com alguém suspeito/positivo para a Covid-19.

Em caso de resultado positivo, a pessoa será devidamente orientada pela equipe da unidade quanto aos sintomas, tratamento e isolamento. Caso o paciente precise de atestado médico, ele será encaminhado para atendimento em qualquer uma das quatro UPAs da cidade.

CASOS – De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, de 1 a 18/01, foram 2.492 notificações, 1.466 casos positivos e nove óbitos na cidade de Piracicaba.

‹ voltar