SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

DAF promove cuidado farmacêutico na Automonitorização Glicêmica aos portadores de diabetes

18 de junho de 2018 • Romualdo Filho

O Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) publicou em diário oficial o “PROGRAMA DE CUIDADOS FARMACÊUTICOS NA AUTOMONITORIZAÇÃO GLICÊMICA AOS PORTADORES DE DIABETES DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA-SP”, cujo objetivo é promover o cuidado farmacêutico na Automonitorização Glicêmica aos portadores de diabetes, visando a otimização de recursos e análise dos resultados fidedignos obtidos através da transferência computadorizada dos testes glicêmicos.

Esse serviço farmacêutico facilita ajustes terapêuticos necessários para o controle da doença e a melhoria da qualidade de vida dos usuários.

Os usuários que receberão este “cuidado farmacêutico” serão os cadastrados no Programa de dispensação de insumos para automonitorização glicêmica, das farmácias do Jaraguá, CRAB Vila Sônia, Santa Terezinha, Caxambú, Vila Fátima, Alvorada e Planalto.

Os usuários deverão levar as farmácias o aparelho glicosímetro no momento da retirada das fitas e lancetas, assim os testes glicêmicos realizados pelos usuários serão baixados no computador, revelando as variações glicêmicas.

Esses resultados serão apresentados em modelo de gráficos (mapas), os quais serão interpretados e avaliados pelos farmacêuticos, e, se necessário, serão feitos ajustes e orientações aos usuários para obter melhores resultados no seu tratamento. Os gráficos (mapas) serão entregues aos usuários e aos prescritores.

A Coordenadora do DAF Ana Raquel Passari Faggin de Castro diz que: “com a implantação do programa o Departamento de Assistência Farmacêutica poderá mapear a qualidade da utilização dos insumos para AMG fornecidos pela SEMS, capacitar o usuário com diabetes para o autocuidado e estreitar a relação da equipe multidisciplinar com o usuário, a fim de melhorar sua condição de saúde e reduzir complicações geradas pela diabetes”.

‹ voltar