Dengue: PMCA realiza entrada forçada em imóveis fechados para retirada de criadouros

6 de junho de 2019 • Leandro Bollis

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dentro do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), realizou nesta quarta-feira (05/06) a entrada forçada em dois imóveis para remoção de materiais que se constituem potenciais criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungnya e febre amarela.

De acordo com o coordenador do PMCA, Sebastião Amaral de Campos, o Tom, em um dos imóveis localizado no Centro da cidade, os agentes encontraram o mato cortado, porém, a piscina ainda tinha água acumulada, assim como ralos e vasos sanitários com água parada. Diante desse cenário, foi aplicado larvicida para evitar a proliferação de larvas do mosquito. Além disso, os proprietários receberam um auto de infração que aumenta progressivamente após novas denúncias com irregularidade comprovada.

A entrada forçada prosseguirá na próxima quarta-feira (12/06) em um prédio inacabado no bairro Paulista e outro imóvel no bairro Alto e no dia 19/06, em imóveis localizados na Vila Sônia e no Parque São Jorge.

Tom explicou que antes da ação da entrada forçada, o setor encaminhou aos proprietários dos imóveis agendamento de vistoria e auto de infração com imposição de multa devido ao não atendimento da notificação.

Para a realização da ação, os agentes fazem o registro por escrito, com testemunhas e fotos de toda a operação, desde a entrada, limpeza do imóvel eà conclusão do serviço. Caso haja necessidade, pode ser solicitado apoio da Guarda Civil.