SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Dia 26 de Janeiro é comemorado o Dia de Luta Contra a Hanseníase

15 de janeiro de 2020 • Romualdo Filho

No mês de janeiro, intitulado Janeiro Roxo, devido à campanha anual de combate à Hanseníase, toda a Atenção Básica é mobilizada para um trabalho concentrado de conscientização sobre a doença, sob a coordenação do Centro de Doenças Infectocontagiosas (CEDIC).

Médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde trabalham na divulgação e sensibilização sobre a hanseníase em suas respectivas unidades por meio de palestra e orientação, enfatizando os sinais e sintomas da doença e a importância do diagnóstico precoce.

O lema padrão da campanha — Todos contra a hanseníase — visa, portanto, que a população tenha mais informações sobre a doença e estimula a intensificação de busca ativa de doentes, com o tratamento oportuno e interrupção da sua cadeia de transmissão. Para marcar data, ficou definido pelo Ministério da Saúde o último domingo do mês para comemorar anualmente essa luta contra a doença em todo o país.

Apesar dos esforços dispensados para o seu combate, a hanseníase ainda se mantém endêmica em todo o território nacional e constitui um problema de saúde pública. A hanseníase coloca o Brasil em segundo lugar em número de casos, atrás apenas da Índia.

SOBRE A DOENÇA – A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. A pele também pode ter alteração da sensibilidade e o paciente não sente (ou tem sensibilidade diminuída) calor, frio, dor e mesmo o toque.

É comum ter sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés, mãos) e em algumas áreas pode haver diminuição do suor e de pelos. Atenção: o paciente pode ter dificuldades para segurar objetos, pode queimar-se e não sentir ou, por exemplo, perder os chinelos sem perceber.

A transmissão acontece de pessoas doentes sem tratamento para pessoas saudáveis, pelas vias aéreas superiores (tosse, espirro, fala). É importante destacar que quanto mais cedo o tratamento, menores são as agressões aos nervos e é possível evitar complicações.

TRATAMENTO — O tratamento da hanseníase é simples. Em qualquer estágio da doença, o paciente recebe gratuitamente os medicamentos para ingestão via oral – os medicamentos destroem os bacilos. O tratamento leva de 6 meses a 1 ano.

‹ voltar