SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

DIA D: Começa neste sábado (04/08) vacinação contra poliomielite e sarampo

3 de agosto de 2018 • Romualdo Filho

16 unidades de saúde vão atender das 8h às 17 horas (ver tabela abaixo)

Inicia neste sábado (04/08) a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite (causadora da paralisia infantil) e sarampo. Em Piracicaba, a Secretaria de Saúde espera vacinar mais de 18 mil crianças entre 1 e menores de 5 anos. Abaixo estão as 16 unidades de saúde que abrirão neste sábado (Dia D – 04/08), das 8h às 17 horas. Na área rural, o Dia D será em 11 de agosto. A campanha vai até dia 31 deste mês.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), essa campanha será “indiscriminada” para todas as crianças na faixa etária estabelecida pelo Ministério da Súde (MS), ou seja, mesmo aquelas que já tenham registro na carteirinha doses dessas vacinas, precisam ser vacinadas novamente.

Para as crianças acima de 5 anos, adolescentes e adultos não haverá campanha. A vacinação acontece na rotina. As pessoas com até 29 anos precisam ter 2 doses da SCR (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) registradas na carteirinha. Para pessoas acima de 30 a 58 anos anos, apenas 1 dose.

O que é sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade. Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.

Sintomas

Âncora

Principais sinais:

  • Febre alta, acima de 38,5°C;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo
  • Tosse;
  • Coriza;
  • Conjuntivite;
  • Manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas

Casos de Sarampo

O Brasil já tem mais de mil casos de sarampo em 2018. Segundo o Ministério da Saúde, até o dia 01 de agosto, 742 casos da doença foram confirmados no Amazonas e 280 emRoraim, além de alguns casos isolados e relacionados à importação do vírus nos Estados de São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (1) e Pará (2).

SERVIÇO

Dia D da vacinação contra Poliomielite e Sarampo

Data: 04/08

Horário: das 8h às 17 horas

UNIDADES QUE ABRIRÃO NESTE SÁBADO (04/08)

UBS Centro

UBS Caxambu

CRAB Piracicamirim

UBS Esplanada

USF Cecap

CRAB Santa Teresinha

CRAB Vila Cristina

CRAB Vila Rezende

CRAB Vila Sônia

UBS Planalto

UBS Jupiá

USF Jardim das Flores

USF Kobayat Líbano

USF Monte Líbano 2

UBS Balbo

USF Mário Dedini I

‹ voltar