SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Dia D da vacinação contra Poliomielite e Multivacinação acontece neste sábado (17/10)

15 de outubro de 2020 • Romualdo Filho

Neste sábado (17/10) acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e da Multivacinação. Todas as crianças de um ano a menores de 5 anos, que ainda não receberam a dose, devem ser vacinadas contra a poliomielite, nas unidades elencadas abaixo, das 8h às 16 horas. Já a multivacinação é para atualização da carteirinha de vacina das crianças e adolescentes com até 15 anos. Ambos os atendimentos acontecem simultaneamente.

As campanhas têm como objetivos reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, ampliar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal de crianças e jovens, visando a eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis. As campanhas se estenderão até o dia 30 de outubro e a meta mínima da pólio é vacinar 95% do público-alvo (de um ano a menor de cinco anos de idade) de forma indiscriminada.

É de fundamental importância que as pessoas compareçam aos postos de saúde com a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde”, explicou Karina Correa Contiero, responsável pelo setor de imunização.

RECADASTRAMENTO – Ainda neste sábado, as mesmas unidades de saúde estarão recadastrando os moradores das áreas de abrangência das UBSs e CRABs. Se a sua família ainda não foi recadastrada, aproveite a oportunidade e leve os documentos necessários para a atualização dos dados. Esta atitude é fundamental para que Piracicaba possa garantir atendimento SUS de qualidade em todos os postos de saúde de atenção primária, como o postinho do seu bairro.

Para efetuar o recadastramento é necessário um comprovante de residência, CPF, RG, Cartão do Posto e Cartão SUS. O preencimento dos dados é rápido e seguro. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) é que todos os moradores das áreas de abrangência das 20 unidades existentes (11 UBSs e 9 CRABs) em Piracicaba estejam devidamente identificados e recadastrados até dezembro deste ano.

De acordo com o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, a nova forma de custeio do SUS, determinada pelo Ministério da Saúde, exige que a população esteja consciente da importância do recadastramento para a manutenção da qualidade dos serviços prestados pela rede pública de saúde. Antes o repasse financeiro estava relacionado ao número de habitantes de uma cidade. Agora, com a nova regra de universalização do SUS, o repasse estará vinculado ao número de pessoas cadastrada no sistema. Por isso a necessidade de cadastrarmos toda a população da área de abrangência de cada unidade”, explicou.

Unidades que abrirão neste sábado (17/10)
Para as campanhas de vacinação e recadastramento

CRAB Vila Rezende (R. Santo Estevão, 394)

CRAB Piracicamirim (R. Gonçalves Dias, 1070)

CRAB Novo Horizonte (R. Moacir Martins, 255)

CRAB Santa Terezinha (R. Nicolau Zem, 220)

CRAB Vila Sônia (R. João Zem, 751)

CRAB Vila Cristina (Av. Raposo Tavares, 1851)

UBS Centro (Av. França, 277)

UBS Caxambu (R. Engº Romano Coury, 513)

UBS Jupiá (R. João Eudóxio da Silva, s/n)

UBS Planalto ( R. Herculano Mônaco, 180)

UBS Parque Piracicaba – Balbo (R. Palmital, s/n)

UBS Esplanada (R. Augusto Furlan, 31)

UBS Pauliceia (R. Santa Helena, 334)

PSF Ártemis (Av. Fioravante Cenedese, 881)

PSF Anhumas (Rod. Luiz Dias Gonzaga, 11)

 

 

‹ voltar