SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Em atendimento ao Comdef, prefeitura adquire duas balanças para deficientes

4 de setembro de 2019 • Romualdo Filho

Ademir Barbosa, Coordenador do Comdef Piracicaba, Letícia Françoso, Conselheira do Comdef Piracicaba e Secretária Executiva do Comdef Estadual, e Elisângela da Silva Oliveira, Coordenadora da Central de Fisioterapia

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu duas balanças para deficientes físicos, no valor de aproximadamente R$ 5 mil cada. O equipamento tem estrutura para receber a cadeira de roda com o cadeirante, para que ele se sinta confortável e saiba o seu peso exato. O equipamento era uma reivindicação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdef) ao prefeito Barjas Negri.

Uma balança vai ficar na Central de Fisioterapia (Avenida Piracicamirim, 3139 – Fone: 3421-9727) e a outra no Centro de Especialidades Médicas (Atrás do Mercado Municipal). Ambas podem ser acessadas pelos usuários sem agendamento prévio.

Para o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, a pasta tem investido na qualificação da rede pública de saúde e a aquisição das balanças tem essa finalidade clara, de aprimorar o atendimento aos usuários que precisam de atenção especial. “O objetivo é avançar na construção de uma rede de inclusão, em benefício de toda a população”, enfatizou.

“O equipamento vai atender a necessidade de um público específico [cadeirantes] que precisa ser monitorado periodicamente pelos nossos especialistas”, disse a Coordenadora do CEM, Valéria Aparecida Doimo. Segundo ela, tanto a nutricionista como o endocrinologista precisam de informações mais precisas sobre a massa corporal dos pacientes que acompanham, seja para calibrar a composição nutricional como para prescrever medicamentos.

Para a fisioterapeuta Elisângela da Silva Oliveira, as balanças são fundamentais. “O benefício é imenso para pessoas com pouca mobilidade ou que estejam em alguma situação transitória que as impeçam de ficar em pé, como fraturas e pós-operatórios de membros inferiores”, explicou a fisioterapeuta. “Muito mais do que apenas aferir o peso corporal, a balança contribui na construção da cidadania dessas pessoas, ao se tornar acessível à maioria delas”, disse

“Por mais simples que pareça, essas balanças têm uma importância muito grande para as pessoas com deficiência”, disse Ademir Barbosa, coordenador do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdef). “Toda diretoria do conselho, bem como seus membros estão felizes com a aquisição das balanças, porque elas representam, acima de tudo, um gesto humano e sensível da atual gestão. Além de auxilia as pessoas que usam cadeira de roda, proporcionam também tranquilidade aos seus familiares. Porque sempre que elas precisarem de atendimento médico especializado terão o peso exato, o que dá mais precisão ao tratamento”, concluiu Barbosa.

‹ voltar