SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Em comemoração aos 252 anos de Piracicaba, “Dia D da Saúde” terá exames, orientação e prevenção

17 de julho de 2019 • Leandro Bollis

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, vai liderar uma grande mobilização no dia 31 de agosto, sábado, das 8h às 16 horas, como atividade de encerramento do mês de aniversário dos 252 anos de Piracicaba.

Trata-se do “Dia D da Saúde”, quando equipes do Departamento de Atenção Básica (DAB), hospitais, núcleos de especialidades médicas, instituições de ensino e empresas, em ações conjuntas, oferecerão serviços de saúde à população, como consultas, exames, atividades de orientação e prevenção etc.

Com o intuito de envolver toda a cidade, serão montadas tendas em pontos estratégicos (praças José Bonifácio, Takaki, Parque da Rua do Porto e Praça ao lado do Terminal da Vila Sônia), onde alunos, professores e profissionais de saúde da rede pública e privada vão estar presentes para aferir pressão, realizar teste glicêmico, teste de hepatites, orientar sobre saúde bucal e nutricional, falar sobre descarte consciente de medicamentos, além de oferecer informações de prevenção à dengue, zika e chikungunya.

Já confirmaram presença alunos e professores dos cursos de saúde da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Etec Fernando Febiliano da Costa, profissionais da Farmácia Drogal, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos da rede pública de saúde, entre outras que estão se organizando para participar desse megaevento.

Várias empresas também doaram cadeiras de roda, andadores e muletas aos usuários do SUS que aguardam esses equipamentos, cuja entrega depende ainda de análise técnica para destinação adequada àqueles que mais precisam. Dentre as empresas solidárias estão Romildo Auto Peças, Funilaria Darci Ltda, Radri do Brasil e Nutricesta.

O Hospital de Olhos Piracicaba, que realiza mutirões assistenciais a pacientes da rede pública, por meio do “Projeto Olhar Sempre”, vai, no dia do evento, avaliar os pacientes do SUS para cirurgia de catarata. Serão atendidos 120 pacientes no Postão (atrás do Mercado Municipal) pela equipe do Dr. Rafael Guena. A Santa Casa de Piracicaba vai fazer, no mesmo dia, 10 tomografias de crânio sem contraste de pacientes encaminhados pela Secretaria de Saúde. O Hospital Unimed de Piracicaba já está realizando exames de eletroencefalograma sob vigilia de pacientes encaminhados pela Secretaria de Saúde. A Uniodonto estará no dia realizado avaliações e orientações câncer de boca (local ainda será definido).

O CRAB Vila Sônia, Vila Rezende, Vila Cristina e Piracicamirim estarão com atendimento médico e ambulatorial, bem como atualização da Carteira de Vacinas e informações de prevenção, o dia todo (das 8h às 16 horas). Estarão abertos também o Postão para consultas com especialistas. Na Clínica de Olhos, CEO e CDI também haverá mutirões para exames e avaliações. O PoupaTempo Municipal estará com as portas abertas para emissão da Carteira SUS).

Na opinião do secretário municipal de Saúde, dr. Pedro Mello, trata-se de um ação importante e que irá promover a saúde beneficiando à população. “Teremos várias atividades com objetivo de informar sobre a importância da prevenção, além da realização de serviços da rede pública e parceiros (exames e consultas) mobilizando praticamente toda secretaria visando uma melhora na qualidade de vida ”, ressaltou.

‹ voltar