Em nove meses, Saúde realiza mais de 14,3 mil atendimentos nos mutirões

16 de outubro de 2019 • Leandro Bollis

Mais de 14,3 mil pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) foram atendidos nos primeiros nove meses deste ano (janeiro a setembro) nos mutirões de Saúde realizados aos sábados pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em diversos centros de especialidades médicas da rede pública e no Poupatempo Municipal. O principal objetivo da ação é atender a elevada demanda por serviços de saúde na rede pública.

As ações reduzem as filas de espera, beneficiando todos os usuários do SUS, além de facilitar a agenda de pessoas que têm dificuldades para ir a consultas durante a semana. Todos os atendimentos são para pacientes previamente agendados pela Central de Relacionamento com os Pacientes SUS (Centrus), que aguardavam em fila de espera.

Durante o período, foram atendidos quase 10 mil usuários do SUS em várias especialidades: clinica-geral, proctologia, urologia, reumatologia, ortopedia, neurologia, gastroenterologia, dermatologia, oftalmologia e exames de ultrasssom.

Na UBS Parque Piracicaba foram realizados 734 atendimentos de Clínica Médica, beneficiando usuários da Região Norte (Bosque dos Lenheiros 2, Vila Industrial, Mário Dedini e Parque Piracicaba). Na Policlinica de Santa Terezinha foram atendidas 657 pessoas que fizeram exame de espirometria.

No Poupatempo Municipal – avenida Armando de Salles Oliveira, 2056 –, 3.095 pessoas puderam retirar o Cartão Nacional de Saúde, cuja apresentação é necessária quando se consegue o primeiro emprego ou então está se recolocando no mercado de trabalho. A obtenção do Cartão SUS, aos sábados, beneficiou também gestantes, recém-nascidos para caderneta de vacinação/consultas e usuários do SUS que não puderam ir à unidade durante a semana por questão de trabalho.

De acordo com o prefeito Barjas Negri, o governo municipal tem empenhado esforços para enfrentar as dificuldades e atender a elevada demanda por serviços de saúde na rede pública. “Os mutirões são uma medida eficiente e de qualidade, que potencializa o desempenho do setor, em benefício de toda a população”, disse.

Os mutirões compensam, de alguma forma, a defasagem de médicos na rede que tiveram de se afastar seja por doença, aposentadoria ou pedido de exoneração. Além disso, a ação traz mais agilidade ao atendimento das pessoas que aguardam na fila de espera beneficiando à população”, ressalta Pedro Mello, secretário Municipal de Saúde.