Em um mês, Centro de Triagem atendeu 2,6 mil pacientes

30 de abril de 2020 • Leandro Bollis

O Centro de Triagem do Coronavírus, ao lado da UPA Piracicamirim – Rua Rio Grande do Norte, 135 –, completa nesta sexta-feira (01/05) um mês de funcionamento. Nesse período, cerca de 2,6 mil pessoas foram atendidas no local. Do total, 234 são crianças (menores de 12 anos), 1.948 adultos (entre 12 e 60 anos) e 397 idosos (acima de 60 anos).

A maior procura pelo serviço tem sido durante o dia, das 6h e 18 horas (1.805) e o menor fluxo, durante a madrugada (104). Das 18h às 24 horas foram atendidos 689 pessoas. No último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde no dia 20 de abril, 1,5 mil pessoas haviam sido atendidas.

Do total atendido até o momento, 93 pacientes foram encaminhados ao Hospital Regional, Santa Casa e HFC, classificadas como casos de urgência, porque apresentavam Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); seis, para outras UPAs, para receberem atendimento adequado relativo a patologias diversas, e 71 tiveram alta médica.

De acordo com dra. Flávia Sá Molina, superintendente do setor de urgência e emergência da Prefeitura, os casos que exigem atenção especial são encaminhadas aos hospitais e assim que recebem alta, passam a ser monitorados em suas respectivas casas, via telefone, por profissionais da Vigilância Epidemiológica.

Os casos de síndrome respiratórias que não exigem hospitalização, também são medicados e encaminhados para acompanhamento dos profissionais da Atenção Básica. Já os casos leves, que são a maioria, são medicados e orientados para que fiquem em casa”, explicou Flávia.

A UPA Piracicamirim foi escolhida para ser a porta de entrada exclusiva na rede pública de pacientes com problemas respiratórios. Por iso recebeu a tenda anexa, aberta, para evitar contágio, com 200 metros quadrados cobertos, proteção lateral e piso adequado. Sua função é dar suporte ao trabalho dos médicos e enfermeiras que estão na linha de frente durante a pandemia da Covid 19.

*Os números se referem aos atendimentos realizados do dia 01/04 até às 12h do dia 30/04