Enfermagem na linha de frente no combate ao Covid-19

11 de maio de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto/CCS – Foto/CCS

Nesta quarta-feira, 12 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem – também conhecido como Dia do Mundial do Enfermeiro – em homenagem a classe de trabalhadores dedicada a cuidar da saúde da população. Na Prefeitura de Piracicaba, são 724 profissionais da enfermagem na Secretaria Municipal de Saúde, sendo 157 enfermeiros, 379 técnicos de enfermagem e 188 auxiliares de enfermagem.

Desde o ano passado, com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) – ao lado dos médicos – estes profissionais são os principais personagens na linha de frente no combate a doença. Na prefeitura, estes profissionais atuam em duas frentes, na atenção básica e na urgência/emergência. “São eles que ajudam a manter o atendimento do público de saúde. Eles se esforçam, são batalhadores. Deixam suas famílias para cuidar de outras famílias acometidas pela Covid-19. Por isso, eles são merecedores desta homenagem. Sou muito grato pelo empenho de todos”, destaca o secretário de Saúde, Filemon Silvano.

Equipe de enfermagem da UPA Piracicamirim

Já acostumada com o atendimento ao público junto a unidade de saúde da família (USF) Eldorado 2/Terra Rica, a enfermeira Joseane Oliveira ressalta que o principal foco na saúde pública é orientar e educar a população nos cuidados com a saúde. “Esse é uma das várias tarefas que temos no setor público e isso se intensificou ainda mais com a pandemia. Além de termos que nos capacitar para atender, precisamos educar e, as vezes, convencer a população a forma correta de se proteger da Covid-19 e outras doenças. Isso era uma batalha que traçávamos anualmente, mas atualmente, esta batalha é diária, uma rotina totalmente diferente que dá desgaste emocional em nós, profissionais da saúde, e também na população”, ressalta a responsável pela coordenação da USF.

Ano passado tínhamos medo, não tinha EPIs, além de pouca informação sobre o vírus. Um ano depois, podemos dizer que estamos ainda com ‘medo’, mas temos segurança para trabalhar, com os equipamentos corretos e todos os exames e testes para diagnóstico da Covid-19, além da aplicação da vacina”, completa Joseane.

Joseane é enfermeira na USF Eladorado-2

Numa realidade diferente, a enfermeira Dayane Fernanda dos Reis Silveira, responsável pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Piracicamirim relata os altos e baixos no dia a dia na principal unidade de urgência e emergência da cidade. “Nossa rotina aqui foi totalmente modificada com a pandemia. Não podemos começar nossos plantões, que as vezes chegam ser de até 18 horas, sem estarmos paramentados. Temos que ficar todo esse período com equipamentos de proteção o que é desgastante. A pressão é muito grande. Diariamente nossa realidade é ver gente boa ficando cada vez mais doente e até morrendo pela Covid-19, bem como vemos aquele paciente tirando forças de onde não tem, melhora e volta para a sua família. Todo dia é assim, isso mexe cm a gente”, afirma.

Apesar disso, Dayane destaca que todo paciente Covid que entra na unidade já ganha uma nova família. “Nossa equipe de saúde acaba se tornando a família deles. Nossos profissionais, principalmente da enfermagem, são uma família de guerreiros, que lutam pela vida das pessoas que ali estão para que elas voltem a sua casa. Somos muito gratos por ter mais casos felizes que tristes e, a recompensa, vem com o carinho que recebemos deles após alta médica, por meio de cartas, flores e pequenos mimos que enviam. Esse reconhecimento não tem preço”, diz.

Dayane e sua equipe de enfermagem na UPA do Piracicamirim

A DATA – O Dia da Enfermagem é celebrada mundialmente desde 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. A escolha do dia 12 de maio se baseou na data de nascimento da britânica Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna. Conta a história que Florence decidiu ser enfermeira aos 17 anos e quando o Reino Unido entrou na guerra da Crimeia (1853 a 1856), ela foi para o campo de batalha para cuidar dos feridos. Quatro anos mais tarde, ela fundaria a primeira Escola de Enfermagem do mundo, na Inglaterra. No Brasil, a enfermagem passou a ser uma data comemorativa em 1938.

Confira o vídeo do secretário de Saúde, Filemon Silvano, e do subsecretário, Augusto Muzilli Jr, em homenagem a equipe de enfermagem da Prefeitura de Piracicaba.