SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

.: Equipamento agiliza na desinfecção de materiais usados no combate à Covid-19

A Secretaria de Saúde adquiriu um gabinete de secagem para auxiliar no processo de desinfecção de instrumentos e assessórios médicos e hospitalares, usados no atendimento de pacientes com a Covid 19, tanto nas UPAs como na Atenção Básica. A máquina, já em operação na Central de Esterilização de Materiais, custou aproximadamente R$ 40 mil. A tecnologia trouxe mais agilidade na preparação de materiais de reuso, com toda a segurança necessária no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com Alan Rodrigues Conceição, enfermeiro coordenador da Central de Esterilização, o serviço se tornou mais eficiente, proporcionando um ganho importante para toda a rede. “Antes, as traqueias, usadas na entubação dos pacientes, por exemplo, demoravam um dia para a desinfecção e secagem. Chegavam em um dia e eram entregues apenas no dia seguinte. Agora, são preparadas para reuso no mesmo dia, porque em 50 minutos já estão prontas e acondicionadas para o envio às unidades.

O equipamento, solicitado durante a pandemia, é fabricado em aço inoxidável e tem capacidade para 400 litros. Seu método de secagem, por circulação forçada de ar quente, possui memória ajustável para três ciclos diferentes, com temperatura entre 30°C e 90°C, conforme a necessidade. “Trata-se de um ganho em escala, o que torna o serviço mais econômico e eficiente”, concluiu Alan.




‹ voltar