Escola de Medicina Anhembi Morumbi é inaugurada oficialmente

18 de julho de 2018 • Romualdo Filho

“Contribuir com o desenvolvimento da nação. Assim nós fomos recebidos e vamos colaborar com todas as nossas forças para que esse objetivo seja alcançado”. Com essa ênfase, o dr. Eduardo Mendonça, presidente da Anhembi Morumbi, encerrou as falas das autoridades que discursaram durante a inauguração oficial, nesta terça-feira, 17, da Escola de Medicina de Piracicaba Anhembi Morumbi – instalada no bairro Jardim Ipanema, na Avenida Rio das Pedras –, concluindo assim um ciclo iniciado em 2013, quando a instituição de ensino ganhou o direito, junto ao MEC e ao Ministério da Saúde, de instalar o curso superior em Piracicaba. A primeira turma, formada por 70 alunos, começa as aulas no dia 6 de agosto.

O prefeito Barjas Negri destacou a importância da instituição para a cidade, que vem passando por uma transição em sua base econômica, bem como por uma fase auspiciosa a fim de consolidar-se como polo de formação de profissionais da saúde. “Para Piracicaba é uma honra receber um investimento tão importante como este, num momento em que a cidade faz sua transição de uma fase predominantemente industrial para a de serviços. Contamos com uma rede de saúde bem desenvolvida, que possibilita um atendimento de qualidade à população, com muitos profissionais de qualidade e dois hospitais públicos e um hospital privado, todos de alto padrão. Agora, com essa faculdade moderna e bem equipada, damos um salto como polo de formação no setor, junto com as escolas de formação técnica já existentes no município”.

Barjas Negri lembrou ainda que depois de 40 anos arquitetando a construção de um hospital regional, a cidade vê essa ideia se tornar realidade. “Quanto à faculdade de medicina, estamos há pelo menos três décadas sonhando com essa possibilidade, que se concretiza na data de hoje. Toda nossa equipe se dedicou para que esse dia chegasse, em especial o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, que sempre foi um grande incentivador desse projeto”. Ele observou ainda que trata-se de uma parceria estratégica para o desenvolvimento da Rede de Atenção Básica, uma vez que parcela da receita da instituição será destinada à manutenção da rede, com reformas, compras de equipamentos e treinamento profissional.

Para o secretário, dr. Pedro Mello, a data sintetiza um longo trabalho e um projeto de cidade. “Havia esse anseio, de se ter em Piracicaba um polo de formação de médicos, mas nunca houve as condições adequadas para sua viabilização. O governo municipal soube agir no momento certo, pleiteando junto ao Governo Federal essa obra. Superados os trâmites e todas as dificuldades decorrentes, estamos agora colhendo o fruto desse sonho coletivo e da eficiência da gestão pública municipal para atender todos os requisitos exigidos pelo Programa Mais Médicos”, disse. “Essa conquista só foi possível também porque em Piracicaba temos uma rede pública de saúde de qualidade, sem a qual nada aconteceria”, enfatizou.

Segundo o diretor da Escola de Ciências da Saúde, da Anhembi Morumbi, Marcos Freire, “a escola nasce grande, forte e triunfante”. Nasceu em 2013 “da ação estratégica entre a escola e o município e é um orgulho participar desse projeto”. Paolo Tommasini, reitor da instituição, observou também que a colaboração do governo municipal para a construção do campus foi fundamental, “tanto do prefeito como do secretário de Saúde, o que demonstra a importância do trabalho em equipe. “Piracicaba terá agora uma escola de última geração, de uma instituição com 50 anos de experiência e 42 mil alunos no Brasil para cumprir a nossa missão, que vê na educação um grande instrumento de mudança social e progresso do país”.